Especialização em Saúde Pública realiza Qualificação

31 de julho de 2017 - 13:10

Seg, 31 de julho de 2017 17:00

 

A turma 1 de Especialização em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) participou do Seminário de Qualificação, promovido, nos últimos dias 26, 27 e 28 de julho, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos. A Qualificação é uma etapa importante para avaliar a progressão das investigações científicas dos discentes, dando oportunidade para o especializando construir uma discussão coerente em sua monografia. A partir dos comentários feitos pelas bancas avaliadoras, o grupo pôde potencializar a produção de conhecimento e pensar práticas resolutivas para os problemas evidenciados nas pesquisas.

Uma mesa redonda foi realizada, no dia 26/07, sobre os desafios e as perspectivas na construção de saberes em saúde coletiva, tendo como convidadas as professoras Ana Fátima Carvalho, da Universidade Federal do Ceará (UFC), editora-chefe da Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste (Revista RENE), e Lucilane Maria Sales, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que faz parte da organização da Revista Cadernos ESP/CE. Ambas compartilharam suas experiências e apresentaram orientações e regras necessárias para garantir a qualificação das pesquisas analisadas. A mesa foi mediada pela doutora Verônica Sales.

Segundo Ana Fátima Carvalho, é fundamental que os educandos se questionem sobre o sentido de suas pesquisas para o fortalecimento do SUS. Além disso, eles devem pensar em como desenvolver competências que gerem ações na comunidade e mudanças positivas no território onde atuam. Para encerrar o diálogo da mesa, Verônica Sales falou sobre a importância de aproximar a produção acadêmica da ESP/CE das universidades federal e estadual do Ceará.

Os especializandos apresentaram, nos dias 27 e 28/07, os projetos de pesquisa para as bancas avaliadoras. Na análise dos estudos relatados, foram consideradas a viabilidade das metodologias e os caminhos teóricos adotados, bem como a garantia de referências bibliográficas coerentes com as pesquisas. Os especializandos devem apresentar a monografia como quesito obrigatório para concluir o curso.

Os trabalhos foram orientados por Olga Alencar, Leni Lúcia Nobre, Daniele Tavares e André Bezerra, que são facilitadores do curso, e Adriano Rodrigues, Camila Marques e Iracema Capistrano. Participaram ainda como membros das bancas Patrícia Vieira, Jocélia Oliveira e Tereza Costa, que também são facilitadoras do curso, e Jaqueline Caracas, Thayza Miranda, Raimundo Severo, Ana Célia e Caroline Martins.

Os próximos encontros da turma 1 vão ocorrer nos dias 23, 24 e 25 de agosto. A Especialização em Saúde Pública faz parte do projeto “Especialização em Saúde Pública: proposta de formação em rede”, desenvolvido pela RedEscola, que tem o objetivo de fortalecer a educação permanente e estimular a formação de novos sanitaristas para fortalecimento do SUS. Na ESP/CE, o curso é coordenado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig).

 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce