ESP/CE oferece 2 mil vagas para curso de Urgência e Emergência

27 de julho de 2017 - 12:27

Qui, 27 de julho de 2017

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com o Ministério da Saúde a Secretaria da Saúde do Ceará e o Núcleo de Ensino e Pesquisa do SAMU 192 Regional Fortaleza (NEP SAMU 192 – Regional Fortaleza), está ofertando vagas para atender a demanda do Projeto de Capacitação em Urgência e Emergência. As 2 mil vagas são voltadas para profissionais que atuam nos equipamentos de saúde da Rede SUS do Ceará.

Para o ano de 2017 e primeiro trimestre de 2018, são ofertadas 2 mil vagas para o Curso Básico de Urgência e Emergência, Curso de Especialização em Urgência e Emergência Pediátrica e Curso de Práticas Docentes, este para multiplicadores do Projeto. O Curso Básico em Urgência e Emergência tem carga horária de 60 horas, sendo 32 horas presenciais e 28 em Ensino a Distância (EaD). Esse Curso é ofertado aos municípios, que fazem parte da Macrorregião de Fortaleza, Macro Sobral e Macro Cariri.

Os gestores dos municípios, interessados em promover o curso para seus profissionais de saúde, devem entrar em contato com o Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (Ceges) da ESP/CE, por meio do telefone 3101-1402.

De 2013 a 2015, a ESP/CE capacitou , aproximadamente, 2 mil profissionais de saúde, ligados aos serviços de urgências e emergências, contribuindo, assim, com a qualificação da assistência, por meio da Educação Permanente das equipes de saúde do SUS, na Atenção às Urgências, em acordo com os princípios da integralidade e humanização.

Objetivo

O objetivo do Projeto é contribuir para transformação da qualificação de assistência às urgências, com vistas a melhorias e aos impactos positivos nas demandas da saúde, formando profissionais que possam compreender as dimensões ética, humanística, técnica e gerencial deste processo.

O Projeto vem ao encontro da Portaria nº 1600, de 07 de julho de 2011, que considera que o atendimento aos usuários, com quadros agudos, deve ser prestado por todas as portas de entrada dos serviços de saúde do SUS, possibilitando a resolução integral da demanda ou transferindo-a, responsavelmente, para um serviço de maior complexidade, dentro de um sistema hierarquizado e regulado, organizado em redes regionais de atenção às urgências, enquanto elos de uma rede de manutenção da vida em níveis crescentes de complexidade e responsabilidade.

O Projeto de Capacitação de Urgência e Emergência visa, também, a contribuir para garantia de implantação de modelo de atenção de caráter multiprofissional, compartilhado por trabalho em equipe, instituído por meio de práticas clínicas cuidadoras e baseado na gestão de linhas de cuidado.

Essa capacitação possibilita ao profissional uma abordagem problematizadora e crítica para o atendimento no pré e intra-hospitalar, baseados em protocolos clínicos, validado internacionalmente, respaldado na Política Nacional de Urgência e Emergência. Isso porque muitas situações de urgências e emergências necessitam de atendimento imediato e qualificado. Tal realidade justifica a atualização para a prestação de serviços, considerando cada nível de necessidade.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce