Inspetores sanitários são treinados em curso da ESP/CE

28 de junho de 2017 - 06:01

28 de junho de 2017 09:56

 

 

 

 

Inspetores sanitários estão sendo treinados no Curso Básico de Vigilância Sanitária, ora realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig). Iniciado no último dia 26, a atividade prossegue até o dia 30 deste mês, na sede da ESP/CE. O curso tem a parceria da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COPROM/SESA), através do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS).
 

O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde (inspetores sanitários) inseridos no processo de trabalho em Vigilância Sanitária, com vistas ao planejamento, monitoramento e avaliação das ações relacionadas à prevenção e controle dos riscos sanitários no Ceará.
 

Dele participam profissionais dos municípios da macro Fortaleza: 1ª CRES – Fortaleza (Aquiraz, Itaitinga e Fortaleza), 2ª CRES – Caucaia (Caucaia, Paraipaba, Pentecoste, General Sampaio), 3ª CRES – Maracanaú (Barreira, Palmácia e Guaiuba), 4ª CRES – Baturité, 6ª CRES – Itapipoca (Amontada, Itapipoca, Miraima, Trairi), 22ª CRES – Cascavel (Pacajus, Ocara, Beberibe, Chorozinho, Pindoretama, Horizonte).
 

 
 
 
 
 
VISA

A Vigilância Sanitária (VISA) constitui um conjunto de ações articuladas, voltadas para a proteção e defesa da saúde. Insere-se no campo da Saúde Coletiva, sendo atividade exclusivamente exercida pelo poder estatal, objetivando o controle do risco inerente a produtos e serviços de interesse sanitário com consequências diretamente relacionadas com o estado de saúde da população.
 

A Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal nº 8.080/90) define Vigilância Sanitária como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: I – o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e II – o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. A partir da análise dessa definição, verifica-se que a atuação da VISA é bastante ampla, complexa, envolvendo uma diversidade de objetos.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce