Curso de Controle do Tracoma acontece no Crato

26 de junho de 2017 - 06:19

26 de junho de 2017 10:19

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA), promoverá o Curso Básico de Vigilância e Controle do Tracoma. A iniciativa tem como objetivo capacitar os coordenadores da vigilância em saúde e os profissionais da atenção básica.

 

O curso acontecerá no período de 03 a 07 de julho, das 8 às 17 horas, na Universidade Regional do Cariri, situada na Rua Cel. Antônio Luis, 1161, Pimenta, no Crato.

 

O Núcleo de Controle de Vetores da Coordenadoria de Promoção e Proteção da Secretaria da Saúde do Ceará, em 2015, habilitou 200 profissionais de saúde da atenção básica na busca ativa de casos de tracoma no Ceará. A capacitação nas ações de vigilância e controle do tracoma estava inserida na Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose. No Ceará, crianças e adolescentes de 5 a 14 anos estudantes do ensino fundamental da rede pública de 101 municípios foram contempladas com a campanha. O objetivo era prestar esclarecimentos sobre essas doenças, identificar e tratar os casos.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a eliminação do tracoma como causa de cegueira no mundo. Para atender ao compromisso de eliminação da doença é fundamental a adoção de práticas de vigilância e controle que ampliem o conhecimento de situação epidemiológica dirigidas às populações mais vulneráveis, para a identificação de espaços geográficos de maior risco, promover um maior acesso ao diagnóstico, ao tratamento e às ações educativas para a prevenção.

 

Sobre a doença


 

Tracoma é uma doença infecciosa causado pela bactéria Chlamydia trachomatis. É transmitida pelo contato direto ou por objetos contaminados com secreções oculares de pessoas acometidas. As incidências tendem a ocorrer em locais onde são precárias as condições de saneamento e higiene, principalmente entre crianças entre um e nove anos de idade.

 

Principal causa de cegueira evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tracoma é facilmente transmitido de uma pessoa para outra, apenas passando as mãos nos olhos. A infecção acontece na infância, na primeira vez, mas as pessoas ficam cegas apenas na idade adulta.

 

O tracoma afeta a conjuntiva, córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. No Brasil, há relatos de que esta enfermidade foi trazida pelos europeus, no século XVIII, no Nordeste, onde foram estabelecidos diversos focos desta doença. Atualmente, o Ministério da Saúde promove controle nas regiões de alta prevalência desta patologia.

 

A prevenção desta doença é feita através da adoção de hábitos adequados de higiene, como por exemplo, lavar o rosto das crianças com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal e boas condições sanitárias.

 


 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce