ESP/CE engaja-se na luta contra o Aedes aegypti

12 de junho de 2017 - 05:58

12 de junho de 2017 09:43

A Escola de Saúde Pública do Ceará participa, hoje, pela manhã, do lançamento das Ações e Estratégias de combate ao mosquito Aedes aegyti e arboviroses, nas esferas municipal e estadual. A ESP/CE será representada por 16 brigadistas que integram o Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegyti da instituição. O evento, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, é uma iniciativa do Governo do Ceará e contará com a presença do governador Camilo Santana, prefeitos municipais e gestores da saúde.

No encontro, o governador Camilo Santana anunciará o incentivo de R$ 10 milhões para os municípios com os melhores resultados no enfrentamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). O incentivo será para municípios que cumprirem todos os critérios descritos na execução das ações de julho a dezembro de 2017.

O estímulo às gestões municipais nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, a redução da incidência da arboviroses, a prevenção à ocorrência de casos graves e a ampliação da cobertura de visita domiciliar para melhorar a qualidade dos dados de infestação vetorial estão entre os objetivos da iniciativa. Outras medidas como a teleconsultoria para arboviroses e a contratação de equipes para investigação de casos graves e formas atípicas de chikungunya também serão anunciadas.

Brigadas

Através do decreto Nº 31.866, de 29 de dezembro de 2015, o Governo do Ceará determinou a criação das brigadas estaduais de combate ao Aedes aegypti em todos os prédios públicos estaduais ou em utilização por órgãos públicos e/ou vinculados. A medida teve como objetivo reunir esforços para combater possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti em prédios públicos, evitando, assim, as graves doenças transmitidas por esse agente.

Na Escola de Saúde Pública do Ceará, o Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegyti foi criado em janeiro de 2016. Desde então, o Comitê realiza brigadas , semanalmente, com a finalidade de combater focos do mosquito Aedes Aegypti no prédio da ESP/CE e áreas adjacentes. Além de promover a inspeção e a eliminação de possíveis focos e criadouros do Aedes Aegypti, as brigadas tem caráter de multiplicadoras de práticas de educação em saúde para os que utilizem o prédio da instituição.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce