Especialização em Saúde Pública realiza quarto módulo

7 de junho de 2017 - 06:37

07 de junho de 2017 10:26

A turma I do Curso de Especialização em Saúde Pública, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), participou das atividades presenciais do quarto módulo da formação, cuja temática era “Epidemiologia como ferramenta para a saúde pública”. Os encontros ocorreram na sede da ESP/CE, de 24 a 26 de maio passado, utilizando a imagem como guia de discussão e trazendo diálogos sobre Epidemiologia e sanitaristas importantes.

A especialização tem como finalidade formar sanitaristas e melhorar a oferta dos cursos “lato sensu” no Brasil nessa área, incentivando novas práticas de saúde dispostas de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Está sob a coordenação do Centro de Educação Permanente em Vigilância à Saúde (Cevig), que busca associar o uso da arte com as temáticas do curso, adotando uma linguagem artística-cultural em cada encontro. O curso é uma parceria entre a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (Redescola), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde.

Varal de Gente

Para Olga Alencar, docente desta Especialização, a utilização da imagem e da mandala foi a estratégia empregada para orientar os diálogos durante este módulo. “Ser sanitarista: imagens e memórias” foi o mote seguido desde o acolhimento, onde os educandos construíram o “Varal de Gente” com fotografias próprias de memórias significativas, conduzido por Jocélia Maria de Oliveira, também docente deste projeto.

Os especializandos realizaram ainda atividade baseada na PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), uma das metodologias ativas nas aulas, estruturada a partir da divisão da turma em grupos tutoriais, que contam com a presença de um facilitador do corpo docente para compartilhar e sistematizar conhecimentos. Os presentes tiveram, também, a oportunidade de compreender o conceito de “Epidemiologia” e os desdobramentos históricos da pesquisa sobre os fenômenos saúde-doença com o professor André Luís Bezerra Tavares.

No dia26, além de alimentarem o “Varal de Gente” com imagens de sanitaristas brasileiros renomados, como Oswaldo Cruz, Sérgio Arouca e Nise da Silveira, foram somadas ainda fotografias de outros sanitaristas que atuam no curso. Os educandos participaram também de reuniões de orientação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização, recebendo apoio de seus articuladores nos projetos já bem encaminhados e clareza nos processos de quem está iniciando a pesquisa.

No final das atividades, a turma representou, por meio de imagens desenhadas em tarjetas, a avaliação individual e coletiva do processo da Especialização. Eles compartilharam como percebiam sua inserção no curso, apontaram evoluções, bem como desabafaram sobre os desafios em depoimentos emocionantes. As tarjetas foram usadas para compor uma grande mandala no centro da sala.

Segundo o especializando Lindomário Sousa Lima, participar do projeto foi difícil. “Pensei em desistir, fiquei desestimulado porque estava em falta com as atividades do curso”, relatou em grupo ao apresentar o desenho de um horizonte, que havia feito como avaliação de sua trajetória até ali. “No entanto, eu tive incentivo para continuar. E eu gosto muito de estar aqui, adoro esse campo, saber determinantes, ver alguém falando com propriedade, entender como coisas que estudo são usadas no Estado. Essa imagem é para representar isso: um lugar sempre a se procurar, o caminho que se faz até esse lugar, a energia de estar indo atrás desse horizonte”, finaliza.

Os próximos encontros presenciais da turma I do Curso de Especialização em Saúde Pública da ESP/CE devem ocorrer nos dias 28 a 30 de junho de 2017.

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce