Curso EPISUS encerra primeira turma

6 de junho de 2017 - 06:39

06 de junho de 2017 09:40

A Escola de Saúde Pública do Ceará promove a solenidade de encerramento da primeira turma do Curso EPISUS Fundamental – projeto piloto Ceará, a ser realizada, no dia 7 de junho, a partir das 8 horas, no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza. A cerimônia contará com as presenças do Secretario de Saúde do Ceará, Henrique Javi, presidente do COSEMS/CE, Josete Malheiro Tavares, do superintende da ESP/CE, Salustiano Pessoa, secretários de saúde dos municípios que tem profissionais formando e gestores da ESP/CE.
 

Fruto de uma parceria entre a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA/CE), o curso foi idealizado para fortalecer as ações de vigilância epidemiológica através do desenvolvimento de um programa educacional para a formação de epidemiologistas.
 

Para iniciar esse processo, a ESP/CE promoveu o projeto piloto “Curso EPISUS Fundamental”, em parceria com o Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde (CIEVS/SMS/MS) e Training Programs in Epidemiology and Public Health Interventions Network (TEPHINET). O objetivo foi construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública.
 

Voltado para os profissionais da vigilância em saúde de seis municípios contemplados no projeto piloto EPISUS Fundamental, o curso capacitou técnicos de secretarias estaduais e municipais de saúde que enfrentaram a emergência da epidemia de Zika e suas consequências ou que se localizam em área de fronteira com outros países.
 

O curso é resultado da Carta de Colaboração firmada em 13 de março de 2017 entre o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET) e a Rede Sulamericana de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (REDSUR). O documento traçou o planejamento e implementação de atividades relacionadas à formação, o desenvolvimento e o uso de profissionais capacitados em epidemiologia de campo e saúde pública.
 

Com duração total de 12 semanas, o curso teve como proposta capacitar profissionais de saúde para adquirirem ou aprimorarem habilidades epidemiológicas para realizar vigilância eficiente, investigar casos, responder a surtos e outros eventos de saúde e realizar comunicação em saúde pública.

Na condução do processo formativo, o curso contou com a participação do epidemiologista Marcos Vinicius de Barros Pinheiro, doutorando em medicina em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina -UFRJ, e de Eduardo de Mello Volotão, pesquisador em Saúde Pública, interlocutor de biossegurança do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz.
 

Inserido no Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS), o projeto piloto começou pelo Ceará, envolvendo os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Itaitinga. Na sequência, o projeto será levado aos estados de Pernambuco e do Paraná.

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce