ESP/CE participa de reunião da Frente Parlamentar do Aedes aegypti

1 de junho de 2017 - 07:01

 01 de junho de 2017 10:52

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará participou, no último dia 30, de uma reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti da Assembleia Legislativa do Ceará. Realizada no Salão Nobre Deputado Alceu Coutinho, o encontro teve como finalidade definir uma agenda de ações em função do aumento da ocorrência das doenças transmitidas pelo mosquito, em especial, a chikungunya.
 

A ESP/CE foi representada por Marciano Gonçalves, membro do Comitê de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegpyti da ESP/CE e servidor do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig).
 
 

A gravidade da febre chikungunya, as consequências da doença e as experiências exitosas de enfrentamento ao mosquito transmissor foram discutidas no evento. O objetivo da reunião foi reunir gestores, profissionais da saúde, especialistas da área do controle das arboviroses, instituições de ensino e pesquisa, empresários e demais segmentos da sociedade, com o propósito de ampliar os conhecimentos, promover debates e compartilhar ideias e experiências para reduzir os riscos de transmissão da chikungunya.

O número de mortes causadas pela doença vem crescendo no Estado, principalmente em Fortaleza. De acordo os dados do boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já são 11 mortes confirmadas em Fortaleza e 14 em todo o Ceará, só em 2017.
 

Na reunião, o presidente da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Carlos Matos (PSDB), ressaltou que é preciso intensificar as ações, sob pena do Estado enfrentar uma epidemia de chikungunya. “É muito importante acreditarmos que é possível vencer essa guerra. Nos municípios onde há boa gestão, os números mostram que a incidência da doença é menor. Não adianta esperar que todas as ações venham dos governos. A sociedade precisa se mobilizar”, afirmou.
 

Do evento participaram, ainda, representantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS); Universidade Federal do Ceará (UFC); Unichristus; Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs); Ministério Público; Unicef; OAB/CE; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau).
 

A Frente Parlamentar de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti foi instalada na Assembleia Legislativa do Ceará em março deste ano, com a finalidade de acompanhar todas as ações de combate ao mosquito realizadas pelo Estado e pelos municípios, apontando sugestões para que o enfrentamento ao problema seja mais efetivo.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce