ESP/CE discute encaminhamentos de sua produção cientifica

22 de maio de 2017 - 12:23

Seg, 22 de maio de 2017 16:25

 

 

Uma equipe composta por membros da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) e da Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) estiveram reunidos no último dia 18 com a coordenação do Centro de Investigação Científica (Cenic). Os profissionais discutiram uma agenda para a criação e publicações de estudos produzidos a partir das experiências desenvolvidas recentemente na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)

 

Para 2017, a Dieps propõe ao menos duas pesquisas, sendo uma relacionada à variáveis explicativas da evasão nos cursos da ESP/CE no período de 2005 a 2015 e outra ligada à identidade profissional e regulação do trabalho em saúde.

 

 

Já a Dipsa apresentou alguns projetos em desenvolvimento como estudos referentes à sala de vacina nos cursos do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig); e também sobre um projeto de avaliação descentralizada do controle e vigilância dos casos de microcefalia nas policlínicas do Ceará.

 

 

Esses encontros são de grande importância para a ESP/CE por contribuir para a busca da excelência da atenção à saúde e consequente melhoria da qualidade de vida da população cearense, a partir de pesquisas sobre temas relevantes em saúde pública, bem como da difusão de conhecimentos técnicos e científicos por meio do ensino, de publicações e demais formas de partilha do conhecimento.

 

 

Além desse compartilhamento de experiências, a produção desses estudos no âmbito da Escola permite que seus profissionais possam trocar suas vivências na seara da pesquisa. Durante a reunião, acordou-se que tanto Dipsa quanto a Dieps intercambiariam informações e materiais que colaborassem na mútua produção dos estudos em andamento e àqueles a serem desenvolvidos.

 

 

Para Jadson Franco, assessor técnico da Dieps, esse é um movimento que afirma a relevância da produção que a ESP/CE mantém na área da educação permanente. “A integração das áreas tem permitido que nós possamos evidenciar a ESP/CE, colocando-a num patamar de produção acadêmica ao mesmo tempo em que se avalia por meio das pesquisas o nosso processo de trabalho interno”, ressalta ele, destacando o lugar de evidência em que a instituição se coloca a partir das pesquisas feitas.

 

 

Também participaram da reunião Vanessa Araújo, representando a Dieps, Olga Alencar e Wagner Germano, representando a Dipsa.
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce