Dieps propõe novo modelo de avaliação dos seus processos formativos

9 de maio de 2017 - 10:36

Ter, 09 de maio de 2017 14:42

 

 

A Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) está propondo um projeto de intervenção na avaliação dos processos formativos da educação profissional da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
A proposta está em desenvolvimento, como projeto piloto, no Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato e faz parte de uma série de atividades relacionadas ao programa de especialização em acompanhamento, monitoramento e avaliação na educação em saúde coletiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O processo de avaliação é muito importante no Sistema Único de Saúde (SUS), por possibilitar o acompanhamento continuado das políticas, programas, estratégias e ações desenvolvidas nos serviços e sistemas de saúde. Com os processos avaliativos construídos de forma ampliada, é possível pensar de forma reflexiva sobre o cotidiano das práticas, no que diz respeito a participação dos trabalhadores e usuários, dos gestores e mais atores sociais envolvidos.
Atualmente, a ESP/CE utiliza três modelos de avaliação: avaliação de situação; Formativa; e Somativa/Certificativa. De acordo com Projeto Político Pedagógico da ESP/CE, o conhecimento deve ser construído considerando o contexto onde os currículos são elaborados. De modo a se assegurar a máxima similaridade entre o contexto onde a aprendizagem acontece e àqueles onde os profissionais estudantes deverão atuar.
A ideia do projeto de intervenção nas avaliações é a de ampliar a tríade das avaliações citadas acima e que são aplicadas nos cursos da Dieps.  Segundo a equipe à frente do projeto, para além da avaliação dos conhecimentos faz-se necessário a avaliação de como os processos de trabalhos afetam os alunos e facilitadores.
“Assim, é importante levar em consideração a dimensão política do ensino aprendizagem e a dimensão afetiva que perpassam os processos formativos de alunos e facilitadores”, explica Jadson Franco, proponente do projeto de intervenção que está coordenando as atividades junto com Rane Félix, representante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Caio Cavalcanti, Diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE.

 

 

 

 

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