Técnico de Agente Comunitário de Saúde inicia III Etapa em Horizonte

4 de maio de 2017 - 11:15

Qui, 04 de maio de 2017 15:16

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS) deu início, no último dia 26, a execução da sua III Etapa Formativa no município de Horizonte. O momento é de grande importância para a educação profissional do Estado uma vez que esta será a primeira turma formada pelo curso no ano de 2017. Em 2016, o CTACS realizou a formação dos primeiros ACS em Tauá.

Em uma cerimônia ocorrida no auditório do Estádio Olímpico Horácio Domingos de Sousa, profissionais da área e autoridades do município de Horizonte e do Governo do Estado participaram de uma série de atividades a partir do “Projeto Dia D”.

Organizado pelo Comitê Gestor de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, a ação integrou a aula inaugural da turma de Horizonte através de palestras expositivas dos gestores presentes e do grupo Coaches pela Vida, parceiro do CTACS desde a retomada do curso em 2016.

De acordo com Janaina Norões, coordenadora do CTACS, a ideia foi realizar, junto à abertura da nova etapa do curso, um momento de integração entre os ACS e os gestores nas esferas municipais e estaduais.

O encontro ocorreu em torno do tema das arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya. E serão mais detalhadamente trabalhadas ao longo de toda Etapa Formativa III intitulada “Promoção, Prevenção e Monitoramento das Situações de Risco Ambiental e Sanitário”.

A formação é mais um reforço no combate ao atual aumento dos casos de febre chikungunya no Ceará. Segundo dados do último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), foram confirmados 6.217 casos. Desse total,  os números de Fortaleza representam 60% totalizando num aumento de mais de 2.000% em abril.

Para Caio Cavalcanti, diretor da Educação Profissional e coordenador do Comitê, esse é um período crítico e exige um esforço concentrado de toda população. “É necessário que todos estejam engajados. Porque essa é uma doença que tem múltiplos determinantes e isso requer um enfrentamento articulado, integrado e envolvendo todos os setores”, afirmou o gestor.

A fala de Caio foi complementada pelo prefeito de Horizonte, Francisco César de Sousa. “A guerra contra o mosquito é nacional. E se todos fizermos nossa parte individualmente, venceremos essa batalha”, reforçou.

O curso

Para que as atividades da III Etapa do CTACS em Horizonte ocorram plenamente, a equipe pedagógica do curso pensou algumas estratégias como: realização da etapa com carga horária de 320 horas ao longo de três meses; Certificação e despesas, relativas ao material gráfico nas capacitações dos enfermeiros; além das contrapartidas dos municípios como liberação dos profissionais, alimentação e hospedagem nos municípios distantes.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce