Sob votos de esperança, Especialização em Saúde Pública inicia segunda turma

6 de abril de 2017 - 12:36

Qui, 06 de abril de 2017 16:15

 

 

 

O Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) deu início na manhã desta quinta-feira, 06, às atividades da 2ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública. A nova turma foi recepcionada pelo grupo Cirandas da Vida a partir de uma calorosa acolhida com ênfase nos conceitos da integração e da alteridade nas relações humanas.

Além dos alunos, estiveram presentes representantes da ESP/CE, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), do Conselho Estadual de Saúde (Cesau), do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), da Fiocruz Ceará, Secretaria Técnica Executiva da RedEscola e do Grupo Cirandas da Vida.

O Superintendente Salustiano Pessoa saudou os novos estudantes em um desejo que todos se sintam pertencentes e responsáveis pela ESP/CE. “Essa especialização que vocês vão fazer é a essência dessa casa”, disse o gestor, ressaltando a importância do profissional em saúde entender o que a saúde pública implica em termos de brasilidade e cidadania.

Reforçando a máxima interação entre todos os atores dessa nova etapa do curso, Olga Alencar, representando a coordenação do Cevig, instigou os profissionais a serem protagonistas das suas trajetórias. “O convite é para que cada um seja autor de suas próprias histórias e nela construa a história da saúde pública do Estado do Ceará”.

Em sua proposta, o curso objetiva formar Especialistas em Saúde Pública como liderança estratégica para o fortalecimento e inovação do Sistema Único em Saúde no Ceará. A formação é voltada para os profissionais de nível superior, preferencialmente que atuam no Sistema Único do Ceará (SUS) do Ceará nas esferas estadual ou municipal.

E foi partindo desses princípios que Ivana Barreto, representante da Fiocruz Ceará, destacou a retomada dos conceitos de universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) como tópicos que devem nortear as discussões durante a formação dos futuros especialistas. “Porque na minha opinião, a melhor solução para nosso País ainda é um sistema público universal e gratuito porque fora disso o que nós vamos ter é exclusão de mais camadas da nossa população”, finalizou.

O olhar de sensibilização e responsabilidade para com o sistema também foi pontuado por Raimundo Félix de Lima, educador e integrante do Cirandas da Vida. “O SUS não é uma proposta de saúde e sim uma proposta de nação. Saúde se faz na relação com o outro e a qualidade das coisas que a gente produz está relacionada à qualidade nas relações que a gente estabelece com o outro”, lembrou o educador. 

 
 
 
Durante a aula inaugural, a ESP/CE formalizou o recebimento de 36 livros a serem entregues pela Escola Nacional de Saúde Pública na pessoa de Rosa Pinheiro ao acervo da biblioteca da ESP/CE. A parceria é mais uma corrente que a ESP/CE firma junto à rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, cuja coordenação está sob a gestão de Rosa.

 
 
 
 
O curso
 
O Curso de Especialização em Saúde Pública tem carga horária total de 460 horas, das quais 360 horas são destinadas às atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial e atividades de ensino aprendizagem autodirigido (EAAD) ou em ambiente de trabalho (EAAT), e 100 horas destinadas as atividades de elaboração individual do TCC. Os encontros presenciais ocorrerão em Fortaleza, nas dependências da ESP/CE.

De cada turma do curso participam 30 alunos, entre profissionais do SUS, Rede Privada e recém-formados, oriundos de vários municípios do Ceará. A primeira turma teve seu início no dia 14 de setembro de 2016, com 30 alunos. Ainda encontra-se em andamento e iniciará no mês de abril o Módulo IV. A previsão de término da primeira é para dezembro de 2017.As vagas para a segunda turma já foram preenchidas.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce