RIS-ESP/CE conclui processo de Imersão e inicia atividades em territórios

3 de abril de 2017 - 12:36

Seg, 03 de Abril de 2017 16:15

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio do programa de Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) concluiu no último mês de março as atividades do seu processo de imersão da Turma IV. Ao todo, os residentes participaram durante os dias 07 a 24 de março de uma série de atividades que em sua integralidade compuseram o Módulo I da formação intitulada “Território e Saúde”.

Assim, os profissionais residentes tiveram a oportunidade de refletir uma atuação voltada às necessidades sócio-epidemiológicas da população, ao mesmo tempo em que puderam compreender os objetivos da ESP/CE enquanto estratégia de Educação Permanente no Estado e como estas se organizam.

Para isso, durante essas três semanas de Imersão na RIS-ESP/CE, foram adotadas estratégias pedagógicas conceituais e metodológicas a partir dos parâmetros da Educação Popular em Saúde tais como rodas de conversa, mesas redondas, palestras e exposições dialogadas.

Nesse sentido, se deram atividades como “Roda Viva do SUS”, “Café com Política”, “Cine Clube RIS”, “Conversa de Sofá”, entre outras que englobaram as competências a serem desenvolvidas no percurso de atuação-formativa dos profissionais de saúde-residentes.

Para Rafael Rolim, tutor da RIS-ESP/CE, a troca de conhecimento e o fortalecimento dos vínculos são o foco principal desse momento para a RIS-SP/CE. “Esse é um momento em que nós temos para partilhar conteúdos imprescindíveis para a formação desses profissionais nos seus cenários de prática”, ressaltou.

Preceptoria

Paralelamente à Semana de Imersão, a RIS também realizou encontros durante os dias 23 e 24 de março com os cerca de 120 preceptores, ou seja, os docentes em serviço que acompanharão os residentes em seus cenários de prática.

Nas reuniões ficou decidido quais municípios cada equipe estaria lotada e a partir disso realizou-se uma devolutiva individual com base nas especificidades de cada localidade/território onde as as atividades de territorialização irão ocorrer.

Ao todo, 16 municípios estão acolhendo preceptores e residentes desde o dia 27 de março. A intenção, segundo Rafael é realizar uma apresentação desses atores nas localidades onde desenvolverão seus trabalhos. “É como se eles estivessem se familiarizando com a região, com os espaços e os cenários de praticas deles. Nós trabalhamos um mês com a “imersão” pra que eles chegassem lá”, finaliza Rafael.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce