Trabalho interpessoal em saúde é tema de palestra na ESP/CE

14 de março de 2017 - 10:34

Ter, 14 de Março de 2017 14:02

A colaboração interpessoal em saúde pode ser vista como ferramenta indispensável à melhoria dos serviços prestados na área. Essa foi uma das questões levantadas pela pesquisadora e médica Ivana Barreto, na manhã do dia 13, durante palestra realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Ela esteve reunida com os residentes da Turma IV do programa de Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) dentro da atividade “Café com Política”.

De acordo com Ivana, as alterações nas práticas em saúde, os avanços tecnológicos e as próprias mudanças demográficas reforçam a necessidade de um trabalho em equipe e entre equipes. Para ela, essa colaboração tem efeitos positivos na qualidade de assistência ao paciente e na coordenação dos serviços em saúde.

“E para ter colaboração é preciso haver comunicação. Porque vocês não estão falando pelo interesse próprio. Vocês estão falando pelo interesse da pessoa e da família que vocês acompanham”, afirma Ivana, ressaltando a importância desse vetor comunicativo se dar entre as equipes assim como os outros níveis do sistema para uma efetiva capacidade de resolução dos problemas e das demandas em saúde.

E é nesse sentido que a colaboração interpessoal no campo da educação considera todo processo educativo que englobe grupos de duas ou mais profissões. De acordo com Ivana Barreto, cabe ao profissional da área da saúde focar nas necessidades individuais, familiares e comunitárias dos usuários. “Ou seja, organizar os serviços segundo interesses da população e não segundo os interesses de determinada profissão ou membro da equipe”, explica a ex-superintendente da ESP/CE.

Territorialização

Durante as próximas duas semanas, os profissionais-residentes da RIS-ESP/CE participarão de diversas atividades entre mesas redondas, palestras e vivências práticas em território. A agenda compõe o Programa de Imersão da RIS que visa integrar e estimular uma reflexão desses profissionais a uma atuação voltada às necessidades sócio-epidemiológicas da população na medida em que possam também responsabilizar-se e protagonizar suas próprias atuações.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce