Programas de Residência da ESP/CE iniciam atividades de 2017

13 de março de 2017 - 11:04

Seg, 13 de Março de 2017 15:00

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) celebrou, na último dia 6, o encerramento das suas turmas de Residência Médica e Multiprofissional. A cerimônia, ocorrida no Cineteatro São Luiz, foi um importante rito de passagem que também marcou o acolhimento das novas turmas do programa de Residência em Saúde da ESP/CE.

Nesse sentido, a ESP/CE realizou na última semana e seguirá pelas duas próximas, uma série de ações de integração, acolhida e de natureza administrativa das novas turmas de residentes que estão iniciando a IV turma do programa.

O Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) tem executado várias atividades baseadas nos conceitos de território, saúde e imersão dos residentes com o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a instrumentalização desses profissionais de modo a inserí-los em seus cenários de prática enquanto protagonistas desse processo.

 

 

 

 

 

Para isto, nas três semanas iniciais de “mergulho” na RIS-ESP/CE serão adotadas algumas estratégias pedagógicas participativas, conceituais e metodológicas como oficinas de competências, rodas de conversa, palestras, sessões de cineclubes, entre outras ações. No total, a RIS-ESP/CE recebe 327 novos residentes que irão compor a Turma IV. A recém formada turma III teve início em 2015 e contou com 239 concludentes.

 

 

Residência Médica

 

 

Já a coordenação da Residência Médica da ESP/CE, por exemplo, tem trabalhado na consolidação das matrículas dos novos residentes, cujas atividades já se iniciaram em fevereiro deste ano. E também tem feito levantamento e matrícula das vagas restantes da turma de 2017. Ao todo, a ESP/CE acolhe 312 médicos distribuídos em 83 programas.

 

Para Alcileia Gomes, coordenadora da Residência Médica do Centro de Dermatologia Dona Libânia, esse é um momento de passagem importante, principalmente pelas conquistas que esses profissionais estão tendo nas suas carreiras.

Ela explica que a ESP/CE está colocando para a sociedade e para o Sistema Único de Saúde (SUS) um grupo de profissionais com um conjunto de conhecimentos que vão possibilitar melhorias não só na perspectiva da qualidade técnica. “Mas que também possuem sensibilidade de conseguir prestar atendimento humanizado e ético à população e isso, para nós, é uma extrema alegria”, comemora.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce