ESP/CE encerra e acolhe novas turmas de Residência em Saúde

6 de março de 2017 - 04:48

Seg, 06 de março de 2017 08:37

O Cineteatro São Luiz será palco hoje, a partir das 18 horas, da solenidade de finalização e acolhimento das turmas dos Programas de Residência em Saúde (Multiprofissional e Médica) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). São 290 concludentes da Residência Integrada em Saúde e 239 residentes do Programa de Residência Médica.

A Residência Médica é uma importante modalidade de formação em saúde e a Escola de Saúde Pública do Ceará coordena os programas de residência vinculados a Rede Sesa. Neste mês, 239 nove médicos concluíram essa pós- graduação e foram capacitados para o exercício de uma especialidade na área médica. A ESP/CE vai acolher 312 médicos distribuídos em 83 programas. Tais programas têm como campo de prática o Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Geral Cesar Carls de Oliveira, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e Centro de Dermatologia Dona Libânia.

Nos últimos anos, O Centro de Residência em Saúde da ESP/CE tem desenvolvido ações voltadas para qualificação e ampliação de oferta de vagas de residência médica. Como resultado dessa política de expansão de vagas, hoje a Rede Sesa é responsável pela oferta, de aproximadamente, 52 % do total de vagas ofertadas pelo processo seletivo unificado para residência médica.

Desde 1993, o Programa de Residência Médica passou a ser vinculado funcional e administrativamente à ESP/CE. Nesse período, deu-se a criação do Centro de Residência Médica (Cerme), com o objetivo de coordenar as atividades daquele programa. Coube então à ESP/CE, a publicação de manual, edital, processo seletivo e toda a parte administrativa e de organização da RM, além de intermediação junto à SESA, hospitais e Comissão nacional de Residência Médica.

Posteriormente, em 15 de julho de 2011, através do Decreto nº 30.602, o Cerme passou a ser denominado Centro de Residência em Saúde (Ceres) com a missão de promover a melhoria da qualidade na atenção à saúde do Ceará.

Nos Programas de Residência Médica da ESP/CE, o Ceres desenvolve atividades de coordenação, pactuação com coordenadores nos cenários de prática, distribuição dos rodízios, avaliação dos médicos residentes, orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e participação em bancas de defesa de TCC.

Residência Multiprofissional

A Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. Concebida em 2011, foi inaugurada em 2013 e é conduzida político-pedagogicamente pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Nos três anos de existência, foram concluídas três turmas (turma com duração de 2 anos cada), totalizando 767 egressos de 13 profissões da saúde: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional. Turma I (2013 – 2015): 190; Turma II (2014 – 2016): 287;Turma III (2015 – 2017): 290: (Turma IV – 2017 – 2019): 327.

A solenidade marca também o encerramento da terceira turma da RIS, iniciada em 2015. São 290 concludentes nas seguintes ênfases: Infectologia, Pediatria, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Neonatologia, Enfermagem/Obstétrica, Neurologia e Neurocirurgia, Cardiopneumologia, Urgência/Emergência e Cancerologia.

Residência na Rua

Durante a cerimônia, também será assinado o termo de Cooperação Técnica do projeto “Residência na Rua: Saúde, Cultura e Arte”, entre as Secretarias da Saúde e Cultura do Ceará (Sesa/Secult). Esse projeto envolve estratégias articuladas por profissionais da saúde (residentes) e a expressão de várias linguagens artísticas e culturais que vêm sendo desenvolvidas no campo cultural.

Seus integrantes realizam uma série de atividades junto às pessoas em situação de rua na Praça do Ferreira, em Fortaleza. O pioneirismo da iniciativa decorre justamente por ela comungar os trabalhos de profissionais de várias áreas da saúde a partir de intervenções artísticas no local e estabelecendo um canal de diálogo direto com a população.

Atualmente, a ESP/CE vem ampliando sua participação visando a otimizar os programas que estão sendo criados. Nesse sentido, desenvolve pesquisas com base em dados dos processos seletivos anteriores, conciliando as necessidades da rede pública de saúde estadual com os interesses do profissional de saúde em optar por especializar-se em determinada área.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce