ESP/CE forma 54 técnicos em Vigilância em Saúde em Aracati e Senador Pompeu

10 de janeiro de 2017 - 06:03

Ter, 10 de janeiro de 2017 10:05

A Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Diretoria de Educação Profissional de Saúde (Dieps), concluiu em dezembro passado, novo capítulo no processo da formação técnica no Ceará. Nos dias 17 e 20/12, foram realizadas as cerimônias de formatura do Curso Técnico em Vigilância em Saúde dos municípios de Aracati e Senador Pompeu, respectivamente.

Ao todo, o curso entrega, para a Região do Litoral Leste e Sertão Central cearense, 54 profissionais capacitados para atuar no sistema de saúde do Estado. Desse total, 30 compõem a turma de Aracati e 24 a de Senador Pompeu. Hoje, esses trabalhadores já auxiliam no favorecimento da gestão dos sistemas de informação da Vigilância em Saúde nos municípios onde, atualmente, desenvolvem seus trabalhos, como Aracati, Fortim, Icapuí, Senador Pompeu e Pedra Branca.

Para Caio Cavalcanti, diretor da Educação Profissional da ESP/CE, o apoio dispensado pelas 7ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) foi essencial para o êxito do curso no município. “Um dos objetivos é formar profissionais capacitados, éticos e comprometidos. O outro é que essa formação repercurta na vida dos usuários do SUS e vocês estão fazendo isso”, afirmou, adiantando que os resultados do curso serão levados às coordenações do Núcleo Central da Secretaria da Saúde do Estado (SESA).

Nas palavras da coordenadora do curso, Roberta Diniz, o momento é de celebração de um ciclo que se conclui. “O ciclo da sala de aula. Porque o da aprendizagem nunca se fecha. E nesse momento nós deixamos a sala de aula mas temos aí uma responsabilidade triplicada: a de materializar todo o nosso aprendizado”, reforçou.

O esforço dos formandos foi destacado por Ângela Gurgel, coordenadora da 7ª CRES. “Para nós é uma honra muito grande essa qualificação. E estamos vendo os resultados fortes na nossa região que vocês produziram. Nenhum gestor pode desperdiçar essa mão de obra qualificada que vocês são”, destacou a gestora.

Esse aprendizado foi pontuado também pelo concludente Deniê Sousa. “Vocês são vitoriosos. A gente poderia comparar esse curso a uma corrida automobilística. Onde nossas vitórias fossem consideradas retas, os seminários considerados curvas, e as provas, becos sem saída. Mas conseguimos vencer”, comemora o formando da turma de Senador Pompeu.

A turma de Aracati iniciou suas atividades em março de 2014. E durante, aproximadamente, dois anos e meio partilharam experiências e aprendizados na área da vigilância em saúde. Já a turma de Senador Pompeu teve início em março de 2013, concluindo igualmente as atividades em 2016.

Formação

Na área da Educação Profissional Técnica, a Escola de Saúde Pública vem fortalecendo sua missão, com a oferta diversificada de cursos técnicos, que qualificam os trabalhadores no campo do cuidado, da Vigilância em Saúde e do apoio ao diagnóstico. Já são mais de 3 mil profissionais de nível médio que passaram pela Escola de Saúde Pública, contribuindo, assim, para aprimorar suas atividades profissionais.

Além da equipe da Dieps, participaram da cerimônia em Aracati, Ângela Gurgel, coordenadora da 7ª CRES; Aricelma de Souza, orientadora de estágio, Ana Alice Falcão, subsecretária de Saúde de Aracati; José Valdir Rodrigues, secretário de Saúde de Icapuí; Helenilson Oliveira, coordenador de Vigilância Sanitária de Aracati; Maria de Lourdes Melo, diretora do Hospital Municipal de Icapuí e Maria José da Costa, secretário de Saúde da nova gestão. Em Senador Pompeu estiveram presentes a equipe da Dieps e autoridades locais representando os municípios de Senador Pompeu, Pedra Branca e Solonópole.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce