CTVS de Aracati discute estratégias de endemias

27 de dezembro de 2016 - 06:29

Ter, 27 de setembro de 2016  10:19

 

 

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, no último dia 9, um Fórum sobre Estratégias de Ações para as Endemias. O evento, que teve a participação dos alunos do CTVS de Aracati, debateu ações exitosas executadas nos quatro municípios da 7ª região de saúde do Ceará.

 

Os alunos do município de Fortim discutiram questões que mesclavam a vigilância a saúde do trabalhador do agente de combate a endemias com a atuação deste profissional. Nos debates, ficou evidenciada que, muitas vezes, a saúde do próprio profissional da saúde é negligenciada.

 

A importância da presença deste profissional na comunidade foi outro ponto debatido. Entre outras funções, o agente faz a promoção à saúde, orientando sobre os cuidados e prevenção de doenças que são graves problemas de saúde pública como, por exemplo, zika, dengue e chikungunya.

 

Formadas por alunos do município de Aracati, as equipes estimularam a discussão sobre ações dirigidas ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, como o desenvolvimento de força-tarefa e até a formação de uma brigada mirim, como projeto piloto.

 

O Fórum ocorreu numa escola de ensino fundamental do município de Aracati com maciça adesão das crianças. Este evento se destacou por ser mais um multiplicador de ação e sensibilização na colaboração da sociedade para vencer a guerra contra esse vetor. Como não existe apenas a dengue, quando o assunto é endemias, a equipe de Icapuí desenvolveu uma ação sobre Tracoma, objetivando a colaboração na redução dos casos confirmados desta patologia.

 

Interação

 

Samile de Andrade Lima, médica veterinária e orientadora de estágio, afirmou que a interação, o comprometimento e o envolvimento de cada aluno foi surpreendente e extremamente proveitoso. “Não posso deixar de dizer que me sinto honrada em ser companheira de trabalho desses profissionais, que a partir de agora, são técnicos em vigilância em saúde”, afirmou.

 

Com relação a desenvoltura, confiança e embasamento técnico dos envolvidos neste Fórum, a supervisora pedagógica Francilete Viana Gomes destacou a visão crítica reflexiva que os alunos do CTVS de Aracati demonstraram no evento. “Sinto-me orgulhosa e confiante que a 7ª Região de Saúde colherá muitos frutos com o trabalho destes técnicos em vigilância em saúde que a Escola de Saúde Pública do Ceará entrega a região”, ressaltou.

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce