Ação preventiva do Tracoma é realizada em Icapuí

26 de dezembro de 2016 - 07:32

Seg, 26 de dezembro de 2016 11:37

A partir do estágio supervisionado, realizado por alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, através da Escola de Saúde Pública, em parceria com o município de Icapuí, foi organizada uma ação de promoção à saúde, voltada para o Tracoma, nos dias 25 e 26 de novembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Mizinha, no município de Icapuí, que reuniu toda comunidade escolar: pais, alunos, profissionais da educação e da saúde.

Nessa ação, os alunos, em parceria com a vigilância em saúde do município, planejaram suas atividades através de uma metodologia de fácil compreensão para ser desenvolvida junto aos alunos e, principalmente, aos pais, objetivando levar informações sobre a prevenção do Tracoma, envolvendo os pais, educadores e estudantes.

No decorrer da atividade, os alunos e toda equipe municipal foram acolhidos pelo diretor da escola, o qual ressaltou a importância dos novos técnicos em vigilância em saúde que hoje atuam no município, o que vem favorecendo a construção de um trabalho em parceria com a educação e sociedade civil, no sentindo de levar informações essenciais de prevenção sobre a doença Tracoma.

A prática ocorreu no pátio da escola, com a presença dos pais com suas crianças, como também pelos educadores. O aluno Jakson Fábio da Costa, do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, iniciou a atividade com questionamentos sobre o conhecimento prévio da comunidade sobre Tracoma. Após sua fala, ocorreu uma distribuição de panfletos, seguida de apresentação de um vídeo que abordava os sintomas, diagnóstico e prevenção da doença. Depois foi explicado como seria realizado o exame nas crianças no dia seguinte.

No segundo dia, o grupo de alunos do CTVS, em parceria com a equipe de saúde da família, abriu espaço para um debate com os pais e educadores, onde os mesmos puderam fazer suas perguntas e assim tirar suas dúvidas sobre a doença do Tracoma, a qual mostra-se, ainda, muito desconhecida pela população. O Tracoma é uma doença que ataca os olhos e é muito confundida com a conjuntivite, cuja proporção acontece nas comunidades mais humildes.

Para Jakson Fábio da Costa, aluno do Curso Técnico em Vigilância em Saúde do município de Icapuí, “a ação educativa de prevenção às doenças permite a população um maior conhecimento dos procedimentos que devem ser realizados para evitá-las e, com isso, melhora a qualidade de vida e evita o surgimento de epidemias”.

Aricelma Leôncio de Sousa, orientadora de estágio do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, ressaltou a importância do estágio nessa etapa voltado para a promoção à saúde no município de Icapuí. Segundo ela, “isso é visível a todos o aprendizado dos alunos e, ao mesmo tempo, o crescimento profissional dos mesmos, e assim, possibilita a valorização das parcerias e do trabalho em equipe, demonstrando respeito, aprendizado nas práticas e atitudes”.

Metas

Esta ação veio contribuir com o alcance de uma das metas do município que é a redução e/ou eliminação dos casos de Tracoma no município de Icapuí. Segundio Francilete Viana Gomes, supervisora pedagógica, este é um dos principais objetivos deste curso: preparar profissionais capazes de analisar criticamente uma situação e desenvolver ações que favoreçam a melhoria da qualidade da saúde da população.

Roberta Diniz, coordenadora do curso, destacou a importância da iniciativa desses profissionais, ao afirmar que “a partir de agora os técnicos em Vigilância em saúde encontrarão grandes desafios e que os saberes adquiridos serão necessários para o planejamento das ações de saúde no município.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce