ESP/CE forma agentes comunitários em Iguatu, Tauá e Acopiara

20 de dezembro de 2016 - 06:18

Ter, 20 de dezembro de 2016  10:14

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde, promoveu, no último dia 19, em Iguatu, a cerimônia de formatura de 44 técnicos do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS). No dia 20 de dezembro, ocorre a formatura de 127 em Tauá e, ainda nesse mês, a de 19 técnicos em Acopiara.
 

Segundo Caio Cavalcanti, diretor da Dieps, muitas parcerias foram construídas visando aperfeiçoar a atuação dos agentes comunitários e enfermeiros nos municípios, destacando-se a articulação com o Programa Mais Infância Ceará, liderado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite, no fortalecimento da temática do desenvolvimento infantil. Como também, a interlocução e participação no Pacto pelo Ceará Pacifico, coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, com o objetivo de promover a cultura de paz e prevenção da violência.
 

Durante todo o processo de formação, Caio Cavalcanti disse que “testemunhamos mudanças no território, melhoria nas relações e no acompanhamento às famílias e, principalmente, o estreitamento da relação enfermeiro e agente comunitário de saúde. Isso pode ser percebido por meio das atividades da equipe de supervisão e de muitos depoimentos”. O curso foi executado em em seis municípios: Fortaleza, Horizonte, Acopiara, Iguatu, Jucás e Tauá. Nesses municípios, foram capacitados 544 ACS(s). Desse total, 190 serão formados como técnicos.

Para 2017, a Dieps pretende realizar a Etapa Formativa III e, assim, concluir o CTACS nesses municípios. “Estamos planejando incluirmos outros municípios”, anunciou Caio Cavalcanti, ao destacar que o sonho da formação técnica do ACS tornou-se realidade construída a partir de um esforço coletivo. E concluiu afirmando que “essa formação incidirá na melhoria da qualidade de vida da comunidade, como, também, nos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.
 

Pioneirismo
 

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS) iniciou a Etapa Formativa I em 2005, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde. Em 2015, com o início do Governo Camilo Santana, a ESP-CE retomou o CTACS no Ceará, para realizar a Etapa Formativa II e III e, assim, formar os primeiros técnicos de Agentes Comunitários de Saúde do Ceará. E tornou-se, um dos estados pioneiros na conclusão desse curso.
 

A Dieps treinou enfermeiros e outros profissionais da Atenção Básica, com o objetivo de capacitá-los como docentes de Educação Permanente em Saúde. Foram quase 200 profissionais formadas no primeiro curso e 120, no segundo. Na nova proposta de formação do ACS, os enfermeiros da Atenção Básica foram os facilitadores e orientadores de estágio. Dessa forma, a proposta continuou se firmando com base na participação e no fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF), na busca de coerência com os atuais desafios no âmbito da saúde.
 

“Em função do novo contexto, a proposta de continuidade do CTACS foi pensada como forma de contribuir para o fortalecimento da ESF, assumindo, agora, o compromisso de buscar mais clareza do papel da equipe da ESF, sobretudo, da parceria profissional ACS e enfermeiro e da relação desses profissionais com a comunidade”, avaliou Caio Cavalcanti.
 

A formação dos ACS(s) foi norteada em três eixos: fortalecimento do trabalho em equipe da Estratégia de Saúde da Família no Território; processo de trabalho como centro privilegiado da aprendizagem e formação em saúde; e a abordagem familiar e a intersetorialidade no desenvolvimento das ações. Hoje, o CTACS, segundo Caio Cavalcanti, conseguiu estreitar o vínculo entre ACS, enfermeiros e demais profissionais da Atenção Básica e desenvolver as competências necessárias ao exercício profissional do ACS, a partir de uma metodologia ativa, problematizadora, centrada em rodas de diálogos.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce