A Residência Multiprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará no ano 2016

16 de dezembro de 2016 - 05:29

Sex, 16 de dezembro de 2016 09:27

 

 

A Residência Integrada em Saúde – RIS-ESP/CE é um Programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. Foi concebida em 2011, inaugurada em 2013 e é conduzida político-pedagogicamente pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Ao longo de 4 anos (2013 – 2016) foram implementadas 3 turmas, totalizando 876 profissionais de saúde-residentes matriculados; 22 municípios e 7 hospitais de atuação. Em março de 2017 será inaugurada mais uma turma (Turma IV), com 327 R1, lotados em 16 municípios e 7 hospitais do Ceará.

O objetivo da RIS-ESP/CE é “Ativar-Capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.

 
 
 
 
 
No ano de 2016 a RIS-ESP/CE formou 287 profissionais de saúde-especialistas (assistentes sociais, biólogos, biomédicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos veterinários, nutricionistas, profissionais de educação física, psicólogos) para atuação do Sistema Único de Saúde nas áreas da Saúde da Família e Comunidade (104 egressos), Saúde Mental Coletiva (48 egressos), Saúde Coletiva (20 egressos), Enfermagem Obstétrica (05 egressos), Neonatologia (08 egressos ), Pediatria (18 egressos), Infectologia (13egressos ), Neurologia e Neurocirurgia (20 egressos), Cuidado Cardiopulmonar (17 egressos), Urgência e Emergência (12 egressos) e Cancerologia (22 egressos).

Além das inovações implantadas nas redes de Saúde da Família, Atenção Psicossocial e Hospitalar do Estado, por meio da atuação dos profissionais de saúde-residentes, preceptores e tutores, dentre os destaques, citamos a atuação da Residência no campo da pesquisa, promoção da saúde, extensão, educação permanente em saúde, formação política e qualificação político-pedagógica

 
 
 
 
INOVAÇÕES NAS REDES ASSISTENCIAIS:

– Implantação e implementação de serviços:

– Matriciamento em Saúde Mental na Estratégia Saúde da Família (municípios de atuação das equipes interprofissionais de residentes das ênfases Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental Coletiva).

– Agendas de trabalho compartilhadas (interprofissionais) (nos territórios de atuação das ênfases em Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental Coletiva).

– Estratégias peripatéticas de atenção, vigilância e promoção da saúde (nos territórios sob a responsabilidades das equipes interprofissionais dos residentes das ênfases em Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva.

– Atendimento noturno na Estratégia Saúde da Família a grupos prioritários: mulheres trabalhadoras, pescadores e trabalhadores impossibilitados de buscar o serviço de saúde nos turnos diários (nos territórios sob a responsabilidades das equipes interprofissionais dos residentes das ênfases em Saúde da Família e Comunidade).

– Acolhimento em Saúde Mental por avaliação de risco nos Centros de Atenção Psicossocial nos territórios sob a responsabilidades das equipes interprofissionais dos residentes das ênfases em Saúde Mental Coletiva.

– Acolhimento por avaliação de risco na Estratégia Saúde da Família

nos territórios sob a responsabilidades sanitária das equipes interprofissionais dos residentes da ênfase em Saúde da Família e Comunidade.

– Alta interprofissional no Hospital São José de Doenças Infecciosas.

– ‘Cinema na Enfermaria’ no Instituto Dr. José Frota (residentes da ênfase em Urgência e Emergência).

– ‘Cinema e Pipoca na UTI’ no Hospital geral de Fortaleza (residentes da ênfase em Neurologia).

– ‘Música – Voz e Violão na Enfermaria’ no Hospital Geral de Fortaleza (residentes da ênfase em Neurologia).

– Atividades de prevenção e promoção da saúde por meio de grupos de educação em saúde e grupos terapêuticos com populações prioritárias (gestantes, neonatos, idosos, nos hospitais da Rede SESA (HGF, HIAS, HGCC, IJF, HSJ, HM).

 
 
 
 
 
PESQUISA:

– Realização de 03 ‘Seminários de Qualificação dos Trabalhos de Pesquisas de Conclusão de Residência’ das Turmas II (2014 – 2016) e III (2015 – 2017), na modalidade artigo científico.

– Realização de 257 bancas de Defesa Final dos artigos de pesquisa de Conclusão da RIS-ESP/CE, sendo 30 de egressos da Turma I e 227 da Turma II.

– Realização da II Jornada da Residência Multiprofissional do Hospital de Messejana – RIS-ESP/CE

PROMOÇÃO DA SAÚDE_INTERSETORIAL:

– Implantação do Projeto Interinstitucional (RIS-ESP/CE em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará e Cine-Teatro São Luis), denominado ‘Residência na Rua: Arte, Cultura e Saúde’, que visa a promoção da saúde mental e cidadania, por meio da práxis artística, da abordagem e construção de projetos terapêuticos para a população em situação de rua do centro de Fortaleza, particulamente da Praça do Ferreira e entorno.

– Qualificação da abordagem multiprofissional e intersetorial às pessoas em uso prejudicial de drogas, por meio da realização da ‘Oficina de Redução de Danos’ para 27 profissionais de saúde-residentes das ênfases Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental Coletiva.

– Qualificação da abordagem multiprofissional e intersetorial às pessoas em uso prejudicial de drogas, por meio da realização do Curso ‘Saberes e Práticas da Rede Intersetorial sobre Álcool e outras drogas’, realizado em parceria com o Centro de Atenção em Saúde-ESP/CE e ofertado para 86 profissionais de saúde-residentes dos componentes comunitário e hospitalar.

– Qualificação das práticas de vacinação por meio da oferta do Curso ‘Implementação em Sala de Vacina’, realizado em parceria com o Centro de Vigilância em Saúde-ESP/CE e ofertado para 25 enfermeiros-residentes da ênfase em Saúde da família e Comunidade.

 
 
 
 
EXTENSÃO:

– Realização da Conferência / Roda de Conversa sobre a Prevenção do Suicídio aberta ao público.

– Realização da ‘Conferência sobre a Prevenção do Câncer de Mama’ (300 participantes), aberta ao público.

FORTALECIMENTO E FORMAÇÃO POLÍTICA:

– ‘I Mostra de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará’: objetivou a troca de experiências, vivenciadas nos serviços, a socialização dos produtos científicos, a criação de intervenções interativas entre os programas e o fortalecimento político das residências no estado.

– Participação do corpo docente-estruturante como membros do Fórum Cearense de Residências em Saúde.

– Participação nos espaços de deliberação política e financeira do estado do Ceará: CIB, CIES, CESAU, COREMU.

QUALIFICAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA:

– ‘I Mostra de Vivências e Estágios Eletivos da RIS-ESP/CE’: Mostra de aprendizados dos profissionais-residentes nos serviços de realização dos estágios eletivos no estado do Ceará, Brasil e Internacional (Suíça, Espanha, França).

– ‘I Mostra de Impactos da RIS-ESP/CE’: Mostra das inovações implantadas por residentes e preceptores nos territórios e serviços de lotação da RIS-ESP/CE.

– ‘II Mostra de Sala de Situação em Saúde dos territórios da RIS-ESP/CE’: Mostra de indicadores de saúde monitorados pelos profissionais- residentes.

– ‘I Oficina de reconfiguração do itinerário formativo da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva’: Oficina com convidados dos seguimentos da Gestão, Atenção, Formação e Controle Social em Saúde, para (re)desenho do percurso assistencial-formativo-pedagógico dos profissionais-residentes em Saúde Coletiva.

A RIS-ESP/CE constitui modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização em caráter de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde) em regime de tempo integral e dedicação exclusiva e caracteriza-se como educação para o trabalho, através do ensino-aprendizagem em serviço, por meio do acompanhamento em serviço de docentes-preceptores no âmbito do Sistema Municipal e/ou Estadual de Saúde ou Região de Saúde correspondente.

A RIS-ESP/CE tem a Escola de Saúde Pública do Ceará como instituição formadora (Instituição de Ensino Superior credenciada ao Conselho Estadual de Educação, conforme regulamentação do Ministério da Educação) e como instituições executoras a Secretaria Estadual da Saúde (SESA), as Prefeituras Municipais de Acopiara, Aracati, Arneiroz, Aquiraz, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Catarina, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Independência, Iguatu, Maranguape, Maracanaú, Quixadá, Quixeramobim, Reriutaba, Tabuleiro do Norte, Tauá e os Hospitais Instituto Dr. José Frota – IJF, Hospital Geral de Fortaleza – HGF, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – HM, Hospital Geral Cesár Cals – HGCC, Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS e Hospital São José de Doenças Infecciosas – HSJ. Como parceiros, conta com a Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ceará-CGTES, Conselho Estadual de Saúde do Ceará-CESAU, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Ceará-COSEMS.

Na perspectiva da integralidade da Atenção, da Gestão, do Controle Social e da Formação em Rede a RIS-ESP/CE integra 10 (dez) programas de Residência Multiprofissional em Saúde e 1 (hum) Programa de Residência Uniprofissional em Saúde, compondo dois componentes:

– Componente Comunitário com três ênfases (198 vagas de R1): Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva;

– Componente Hospitalar, com oito ênfases (129 vagas de R1): Enfermagem Obstétrica (ênfase uniprofissional), Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia/Neurocirurgia, Cardiopneumologia, Urgência e Emergência e Cancerologia.

Orientada pelos princípios e diretrizes do SUS, a RIS-ESP/CE, a partir das necessidades e realidades locais e regionais, caracteriza-se por:

– Cenários de aprendizagem pelo trabalho representativos da realidade sócio- epidemiológica do país;

– Atuação profissional baseada no conceito ampliado de saúde;

– Seguimento à Política Nacional de Educação Permanente para o SUS;

– Currículo baseado em Competências Educacionais;

– Formação baseada em Campo e Núcleo de atuação profissional;

– Formação baseada em teoria e prática: ação-reflexão-ação;

– Abordagem pedagógica que considera os atores envolvidos como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem-trabalho;

– Estratégias pedagógicas capazes de utilizar e promover cenários de ensino-aprendizagem nas Redes de Atenção,

Gestão e Controle Social de modo a garantir a formação interprofissional, integral e intersetorial;

– Interação ensino/aprendizagem-serviço-comunidade, por intermédio da interação de gestores, trabalhadores, usuários e educadores dos serviços de saúde;

– Interação de saberes e práticas que permitem construir competências compartilhadas para a consolidação da educação permanente;

– Descentralização, municipalização e regionalização, contemplando as necessidades locais, regionais e nacionais de saúde;

– Avaliação discente formativa, visando o desenvolvimento de atitude crítica e reflexiva do profissional, com vistas à sua contribuição ao aperfeiçoamento do SUS.

Acreditamos que os profissionais de saúde-residentes, além de vivenciarem os serviços territoriais e hospitalares como espaços de ensino-aprendizagem, contribuem sobremaneira para a qualificação dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Fomentamos a ousadia, a criatividade, a qualificação técnica, a ética, a interprofissionalidade, o trabalho em equipe e o protagonismo dos profissionais de saúde-residentes para a qualificação da atenção aos usuários, dos processos de gestão e de controle social no SUS.

Parabenizamos e agradecemos ao coletivo de trabalhadores-preceptores da RIS-ESP/CE pelo empenho, dedicação e compromisso com a formação da nova geração de sanitaristas do estado do Ceará.

Terra, Sol e Mar: A Residência em todo o Ceará!