Curso Técnico em Vigilância em Saúde é destaque em encontro estadual

14 de dezembro de 2016 - 04:56

Qua, 14 de dezembro de 2016 09:00

O III Encontro Estadual de Vigilância em Saúde, promovido pela Coordenadoria de Promoção à Saúde – COPROM da Secretaria da Saúde do Ceará, realizado nos dias 5 a 7 de dezembro, em Aquiraz, reuniu profissionais das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde do Ceará/CRES.

Nessa nova versão, o Encontro realizou a 3ª Etapa do Monitoramento do Painel de Indicadores Estratégicos de Vigilância em Saúde, que é uma avaliação tradicional onde se discute o desempenho das CRES em relação aos indicadores, bem como a 1ª Mostra de Experiências bem-sucedidas em Vigilância em Saúde no Ceará.

Na ocasião, Mere Benedita do Nascimento , autora do trabalho e articuladora da Vigilância Epidemiológica e Endemias da 7ª CRES/Aracati, reconheceu a importância da contribuição da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE na Educação Permanente dos profissionais da saúde na região. Entre os muitos cursos ofertados, ela destacou o Curso Técnico em Vigilância em Saúde, que possui um caráter mais específico, voltado para o planejamento acompanhamento e execução da vigilância em saúde.

A 1ª Mostra de Experiências bem-sucedidas oportunizou as CRES compartilhar experiências exitosas ocorridas na Região. Um dos destaques dam Mostra foi o trabalho “Educando para a saúde”, uma parceria entre ESP- CE e a 7ª CRES/Aracati, através do Curso Técnico de Vigilância à Saúde. A equipe da 7ª CRES reconheceu a contribuição da ESP CE para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e como meio de expandir o olhar dos gestores municipais e estaduais para investir na formação e educação permanente dos trabalhadores.

Para Ângela Maria Cardoso Gurgel, coordenadora da 7ª CRES/Aracati e coautora do trabalho, é notória a integração ensino-serviço-comunidade promovida através do curso. “Percebemos o crescimento profissional dos alunos através das discussões que demonstram senso crítico e conhecimento ampliado sobre vigilância em saúde. Por serem profissionais já inseridos nos serviços da 7ª Região de Saúde, só temos a comemorar essa conquista, que se consolida na formação de 30 técnicos de vigilância à saúde com potencial para reformular suas práticas e contribuir para uma melhor qualidade de vida da população”, ressaltou ela.

Francilete Viana Gomes, supervisora pedagógica do curso Técnico de Viguilância à Saúde, declarou que “é com grande satisfação que recebe o reconhecimento da CRES no que diz respeito ao curso ser considerado uma das grandes experiências exitosas da região e vejo que esse reconhecimento se deu por meio das ações desenvolvidas durante o curso”.

Facilitar o desenvolvimento de profissionais crítico-reflexivos é um grande desafio e o resultado é a melhoria da qualidade da saúde nos municípios com profissionais técnicos em vigilância em saúde. Roberta Diniz, coordenadora do curso, disse que a grande parceria entre as instituições envolvidas foi o segredo do sucesso. “Agora estamos entregando aos municípios, profissionais preparados para desenvolver atividades com motivação, conhecimento e compromisso com a saúde da coletividade” concluiu.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce