ESP/CE engaja-se no Novembro Azul

30 de novembro de 2016 - 12:34

 Qua, 30 de novembro de 2016 16:34

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) promove programação especial hoje, dia 30 de novembro, para abraçar a causa da campanha Novembro Azul. Após café da manhã, acontecem três palestras no auditório principal: “Tabagismo e outros vícios”, por Márcia Alcântara; “Prevenção do Câncer no Homem”, por Rômulo Augusto da Silveira: “A importância das atividades físicas”, por Luís Eduardo Parente Santos. Na sala Haroldo Juaçaba, está sendo realizado teste de hepatite.

 

O Acolhimento do evento foi realizado pelo agente de combate às endemias Fábio Sousa, do município de Horizonte. Ele trouxe sua personagem Vick Terremoto e animou a plateia com uma paródia sobre o Novembro Azul.

 

 

O movimento Novembro Azul tem o intuito de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata e diminuir a taxa de mortalidade que ainda é alta. A iniciativa acontece em todo o mundo e faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

Os exames de sangue, conhecido como PSA, e o de toque retal são as principais formas de diagnosticar a doença para iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário. Segundo a campanha do Novembro Azul, articulada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os exames preventivos devem ser feitos a partir dos 50 anos. Homens no grupo de risco – negros, obesos ou com histórico familiar da doença – devem se preocupar com a prevenção mais cedo, a partir dos 45 anos. Deve-se fazer sempre os dois exames, de sangue e de toque, pois eles são complementares.

 

 

 

Prevenção e tratamento

 

Os homens levam tempo para procurar um médico e é comum que eles o procurem apenas quando aparecem sintomas da doença ou algum incômodo, mas médicos costumam alertar sobre este hábito: quando o paciente apresenta sintomas, o câncer já está em um estágio avançado, o que dificulta o tratamento e pode levar ao óbito. O câncer de próstata ainda tem uma taxa de mortalidade alta, mas se for detectado precocemente, as chances de cura são de 90%.

O atraso na busca por um médico é, muitas vezes, decorrência do preconceito existente no exame de toque. Esta é a importância de uma campanha como a do movimento Novembro Azul, para conscientizar o público masculino da importância de superar preconceitos em busca da saúde, da qualidade de vida e longevidade.

De acordo com dados da campanha, 50% dos homens brasileiros nunca foram ao urologista. A mulher tem um papel fundamental, pois, de acordo com o site, metade dos homens que buscam o especialista são incentivados pela companheira. Outros dados da campanha informam que cerca de 10% dos homens desenvolvem a doença a partir dos 50 anos de idade. Com o envelhecimento, as chances aumentam, podendo alcançar 50% dos homens de 75 anos.

Além da prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul também foi criado para a conscientização de doenças masculinas como o câncer de testículos, depressão masculina, entre outras. O mês de novembro foi escolhido porque dia 17 deste mês é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce