ESP/CE encerra curso em Limoeiro do Norte

29 de novembro de 2016 - 05:43

Ter, 29 de novembro de 2016 09:43

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) concluiu mais uma etapa no processo de descentralização do ensino-saúde no Ceará. Isso porque a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) realizou, no último dia 22, cerimônia de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato. A solenidade ocorreu no município de Limoeiro do Norte e reuniu representantes da ESP/CE e dos municípios de Jaguaribara e Quixeré.

Reunidos no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Limoeiro do Norte, os 28 alunos receberam seus certificados de conclusão de curso e comemoram o cumprimento de mais uma etapa das suas vidas acadêmicas. Os alunos desta turma iniciaram suas atividades ainda no primeiro semestre desse ano. A turma contou com profissionais dos municípios de São João do Jaguaribe, Ereré, Jaguaribara, Quixeré, Iracema, Alto Santo e Tabuleiro do Norte.

Desenvolvido por meio de oito unidades, o curso abordou diversas temas da área de atendimento à saúde da mulher no ciclo gravídico e do puerperil como: Ética, Síndromes Hipertensivas no Ciclo Gravídico-Puerperal; Assistência de Enfermagem no Puerpério e Amamentação, Humanização e Relações Interpessoais; entre outros assuntos.

Voltado para auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam nas maternidades e Unidades Básicas de Saúde da região de Limoeiro do Norte, o curso teve carga horária de 184 horas/aula por turma. Com a conclusão das atividades em Limoeiro do Norte, o curso segue agora com as turmas de Iguatu, Crato e Fortaleza.

 

 

Formação

 

 

 

Para a aluna Norma Lúcia, o momento é de grande significação em suas vidas.“A impressão que eu tenho é de que se fossem contratar pessoas para nosso serviço de saúde em qualquer hospital, seriam esses profissionais da nossa turma”, afirmou.

A fala de Jadson Franco, assessor técnico da Dieps, veio ao encontro das palavras de Norma Lúcia. Ele falou da relevância em se fortalecer as práticas do SUS por meio de cursos de formação continuada como os ofertados pela ESP/CE.

“É uma satisfação reconhecer e prestigiar vocês por acreditarmos que a formação transforma as práticas do Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu ressaltando a ideia de que os profissionais da saúde vivem para isso: “para transformar as práticas dos profissionais de saúde na garantia de melhores resultados, uma melhor saúde e valorização do SUS no Ceará”.

A valorização do sistema através da formação dos enfermeiros também foi destacada por Urânio Nogueira, secretário de Saúde de Quixeré. Segundo ele, “um dos caminhos para se avançar e tentar vencer os desafios da área é através da educação permanente e da capacitação”, afirmou o gestor, agradecendo a parceria firmada entre o município e a ESP/CE.

De natureza bastante múltipla, a figura desses técnicos foi ressaltada também por Carla Saraiva, coordenadora de Atenção Básica. “Vocês são os pilares da saúde pública do nosso SUS. Trabalhem a humanização no seu atendimento e, com certeza, as pessoas reconhecerão o trabalho de vocês. Isso aqui é apenas um degrau . Vocês podem tudo o que vocês quiserem”, reforçou.

Depoimentos

Cristiane Soares (assessora técnica da 10 ª Coordenadoria Regional de Saúde)

“Quero dar os parabéns à turma. Muito importante principalmente nesse momento de mudanças, implantação de redes, tentativas de melhoria da atenção à saúde da nossa população. Esse curso é importantíssimo nesse momento. Vocês conseguiram adquirir mais conhecimentos e esses conhecimentos, com certeza, vão beneficiar a toda nossa população, principalmente as que vocês estão em atendimento diário no município de vocês. É uma grande conquista para todos aqui presentes. E acredito que todos nós só temos a ganhar com isso. E que venham mais cursos, mais aperfeiçoamentos aos nossos profissionais de saúde”.

Andréa Serpa (supervisora pedagógica do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico e Puerperal e do Neonato)

“Os desafios sempre vão acontecer. E esse ano foi um ano bem difícil pra todo mundo. Mas nós brasileiros somos guerreiros. Quero agradecer ao secretário de saúde que abraçou a causa e que sabe da importância da capacitação dos profissionais para os nossos usuários. E também à Virgínia, coordenadora do curso, porque tenho muita gratidão por ela pois ela realmente foi um grande apoio. E toda a equipe que esteve com a gente desde a aula inaugural. E eu gosto muito dos municípios de Tabuleiro, Quixeré, Alto Santo e me identifico muito com essas localidades. E é muito bom chegar aqui e estar com todos vocês. Realmente é uma vitória. E nós temos de celebrar tudo na vida. Porque temos de celebrar todos os momentos. Temos de viver com alegria e entender que os desafios sempre vão existir em todos os momentos da nossa vida.”

Vanuza Gomes (representante da Gestão de Jaguaribara)

 

 

“Eu gostaria de parabenizar todos os alunos pelo esforço e empenho. Acompanhei a trajetória das meninas e eu sei o quanto foi difícil. Difícil transporte, alimentação, liberação e muita coisa. Mas com a garra que elas tiveram e com a persistência elas chegaram até aqui. E por acreditarem que esse curso certamente contribuirá para uma mudança de prática no serviço de saúde. Jaguaribara certamente vai ganhar, como outros municípios também irão. A gente sabe que a questão materno-infantil hoje precisa ser implementada e ela vai ser implementada a partir de práticas como essa. A gente precisa que os trabalhadores estejam capacitados para que a gente tenha um retorno para os nossos usuários. E desejamos que vocês introduzam os conhecimentos que vocês adquiriram na prática de vocês e que isso vai ser o retorno que vocês vão dar. E quem vai ganhar com isso certamente são os nossos usuários. Porque é pra isso que nós, profissionais de saúde, trabalhamos”.

Priscila Nara Guimarães (facilitadora do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico e Puerperal e do Neonato)

“Com certeza, é enriquecedor pra gente participar desse processo de troca de conhecimentos. Gostaria de agradecer à Escola de Saúde Pública e aos municípios porque se eles não tivessem aderido ao projeto do curso não seria possível estarmos aqui. E por ter liberado os profissionais de saúde para participar desse processo de aprendizagem. E foi um desafio devido a toda essa crise econômica, crise na saúde e que atingiu todas as gestões, mas nós somos ‘guerreiros’ mesmo. Porque em meio a todos esses percalços nós estamos aqui. E nós finalizamos essa etapa. Eu sou presenteada por ter conhecido vocês”.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: ascom@esp.ce.gov.br

Twitter: @espce

Facebook: espce