Roda de Diálogos discute Previdência Social

10 de novembro de 2016 - 05:31

Qui, 10 de novembro de 2016 09:23

 

 

 

A Escola de Saúde Pública (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS), realizou, no último dia 4, palestra com assistentes sociais do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) de Fortaleza. Na ocasião, Lise Rodrigues Fontenele, Honorina Maria de Rosalmeida e Ingridy Kelly Albuquerque fizeram exposição acerca dos benefícios previdenciários e assistenciais oferecidos pelo instituto.

 

A palestra fez parte da série de eventos organizados pelo Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde (CTACS), cuja agenda tem promovido através das Rodas de Diálogos, atividades interdisciplinares que envolvem os alunos e a comunidade interessada em participar dos encontros.

 

 

Durante a exposição, as profissionais discorreram sobre os principais tipos de regime da Receita Federal, tópicos do Fator Previdenciário, além de esclarecer dúvidas relativas ao Benefício de Prestação Continuada e aos planos de contribuição e direitos que cabem aos profissionais que contribuem com a Previdência Social.

 

 

 

De maneira geral, as técnicas do INSS explicaram que a Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. E que mesmo os profissionais que não possuam renda própria, como as donas de casa, podem se inscrever no programa na condição de segurado facultativo.

 

Sobre o papel desempenhado pelos agentes comunitários de saúde, as assistentes destacaram a relevância desses profissionais, principalmente, no acompanhamento e orientação junto aos trabalhadores autônomos das comunidades mais carentes de Fortaleza.

 

“Eu acho que a categoria tem papel preponderante de chegar até a população levando esse objetivo da prevenção e promoção da saúde pública. Nós estamos de fato vivendo um momento de retração dos direitos sociais gravíssimos e eu considero vocês uma categoria muito politizada”, afirmou Honorina Maria de Rosalmeida. Para ela, a relevância dos ACS se potencializa, sobretudo, pelo fato de a categoria ser multiplicadora de informações e, também, formadora de opinião no seio da comunidade.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: ascom@esp.ce.gov.br

Twitter: @espce
Facebook: espce