Palestra destaca papel do ACS na prevenção do câncer

26 de outubro de 2016 - 05:36

Qua, 26 de outubro de 2016 09:32

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) promove, neste mês, uma série de ações visando o reforço da importância na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Oficinas, palestras, ações educativas e arrecadação de donativos estão mobilizando os servidores da ESP/CE para a causa rosa.

Neste contexto, a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Diesp) e o Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (Ceges) articularam algumas atividades na ESP/CE para compor a programação do Outubro Rosa.

No dia 24 passado, os profissionais do Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde (CTACS) e os colaboradores da ESP/CE participaram de palestra proferida pelo médico Luis Porto. Chefe do Comitê Estadual de Controle ao Câncer, Luis Porto fez uma exposição sobre a contribuição do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no combate ao câncer de mama no Ceará.

Em sua palestra, Luis Porto disse que o papel do ACS é orientar e educar a população e ajudar na marcação do acesso no atendimento às unidades básicas de saúde. “Porque, muitas vezes. é esse profissional que tem de ‘abrir as portas’ da unidade para que o paciente seja atendido”, frisou o médico mastologista.

Luis Porto ressaltou, também, o trabalho que tem sido feito em alguns municípios do Ceará para treinar os agentes do Programa Saúde da Família (PSF) no apoio aos pacientes da Rede de Atenção ao Câncer do Ceará e pontuou a importância da ESP/CE nesse processo.

Essa questão foi também destacada pelo diretor da Dieps, Caio Cavalcanti. Para ele, o papel do ACS no acompanhamento das pacientes é essencial. “O ACS é quem move a comunidade. Pode fazer visitas domiciliares e acompanhar essas mulheres ao longo do tempo de forma rotineira, além de fazer esse elo entre elas e a equipe do PSF nas unidades de saúde”, argumentou ele.

Incidência

 

Luis Porto informou que a incidência do câncer de mama nas mulheres cearenses é muito alta e revelou sua preocupação com a estimativa de que mais de 20 mil casos ainda sejam diagnosticados, em 2016, no Ceará.

Contra essa preocupante estimativa, Luis Porto reforçou a intenção do Comitê Estadual de Controle ao Câncer desenvolver um programa de capacitação dos médicos da atenção primária de Fortaleza para o acompanhamento e prevenção nos casos de câncer de mama para os próximos anos.

 

Atualmente, o médico Luis Porto compõe a equipe do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON) na área da saúde e extensão da UFC. A entidade realiza também diversas atividades de orientação pública tanto relativas ao Outubro Rosa quanto ao Novembro Azul e no Dia Mundial da Saúde (DMS).

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: ascom@esp.ce.gov.br

Twitter: @espce
Facebook: espce