Curso de Atualização em VISA é concluído com êxito

17 de outubro de 2016 - 07:37

 Seg, 17 de outubro de 2016 11:28

 

 

 

 

O Curso de Atualização em Vigilância Sanitária, promovido pela Secretaria da Saúde do Ceará (SESA/ Núcleo de Vigilância Sanitária – Nuvis),  e realizado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde da  Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), concluiu suas atividades com êxito.

O curso aconteceu nos períodos de 01 a 04 de agosto, das 8 às 17h (Módulo I), e de 12 à 15 de setembro, das 8 às 17h (Módulo II), com atividade de dispersão para o dia 30 de setembro, na ESP/CE O curso teve carga horária de carga horária 80 h/aula (68 h/a presenciais e 12 h/a de atividades de dispersão).

Do curso participaram 38 profissionais de Vigilância Sanitária dos municípios de Acarape, Cascavel, Caucaia, Cedro, Fortaleza, Iguatu, Itapajé, Itapipoca, Itatira, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Tururu e das Coordenadorias Regionais de Saúde (6ª – Itapipoca, 9ª Russas, 12ª- Acaraú, 16ª – Camocim).

Para Rosimary Barbosa, coordenadora da área de Vigilância Sanitária do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), a relevância do curso baseia-se na adequação dos processos de trabalho relacionados a gestão e execução das atividades específicas da área por meio da qualificação dos profissionais de vigilância sanitária, resultando na melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população do Ceará.

Na avaliação do aluno Wellington Santos, coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental da 6ª CRES- Itapipoca, “houve um aprofundamento nas temáticas abordadas, de maneira que os assuntos que estavam dispersos começaram a se organizar melhor. Foi um aprimoramento do olhar clínico do profissional de vigilância sanitária necessário para cada caso, considerando as legislações vigentes. Além de que trouxe um aguçamento do saber para o caminho a percorrer e a um melhor trajeto a quem se direcionar para a resolução das irregularidades, quando existente”.

Já para Regina Vale, técnica de Vigilância Sanitária do NUVIS-SESA, o curso foi uma experiência enriquecedora para o Sistema Estadual de VISA.  “Estamos cumprindo o nosso principal papel de Coordenador Estadual, que a democratização da informação, além de agregar os trabalhadores com suas experiências e “causos” sobre o cotidiano de que tudo passa pela Vigilância Sanitária”, destacou ela.

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce