Primeira infância é focalizada em Simpósio na ESP/CE

6 de outubro de 2016 - 07:29

 Qui, 06 de outubro de 2016 11:27

 

 

O I Simpósio da Primeira Infância foi iniciado, hoje, pela manhã, em uma cerimônia realizada no auditório principal da Escola de Saúde do Ceará. Em seus depoimentos, os componentes da mesa, representantes de diferentes órgãos públicos, evidenciaram a importância da temática do evento e a oportunidade que ele proporciona para se refletir a saúde e a educação da primeira infância no sentido de contribuir na viabilização de ações voltadas para esse segmento.

 

O evento é uma parceria da ESP/CE, por meio da Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa), e do Curso de Mestrado Profissional na Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Palestras e trocas de experiências no campo da educação e da saúde infantil serão focalizadas durante os dois dias do Simpósio.

 

Presidida por Anamaria Cavalcante e Silva, a mesa de abertura contou com as presenças de Ivan Rodrigues, coordenador de Políticas de Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA); Edna Chaves e Ana Waleska Siebra, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Imaculada Fonseca, da Secretaria de Saúde de Fortaleza; Francisca Lúcia, da Sociedade Cearense de Pediatria; Jocileide Campos, da Universidade Christus; e Jaime Murahovschi, presidente da Academia Brasileira de Pediatria.

 

A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Anamaria Cavalcante e Silva, em sua saudação aos participantes, ressaltou que, durante o evento, haverá o compartilhamento de saberes com os mestrandos da UECE na busca incessante do conhecimento de novas tecnologias por dias melhores para a saúde da criança. “Hoje está comprovado cientificamente que tudo se decide até os 6 anos de idade”, lembrou a gestora, o que foi reforçado por Ana Waleska Sibera, coordenadora do Mestrado Profissional na Saúde da Criança e do Adolescente da UECE, ao afirmar que “é na primeira infância que se constrói o futuro do indivíduo”.

 

O representante da SESA, Ivan Rodrigues, também parabenizou a iniciativa por ser  um esforço na perspectiva de melhorar a qualidade da saúde da população. Ele disse que “é uma ocasião de uma reflexão do que é necessário para se desenvolver políticas públicas eficazes e que tenham continuidade na gestão das esferas municipal e estadual”. A melhoria da saúde da família e da criança, segundo Ivan Rodrigues, requer um esforço concentrado de todos os gestores.

 

Epigenética da Criança

 

 

 

 

 

 

Na manhã de hoje, a pogramação do Simpósio teve continuidade com a palestra sobre Epigenética na Criação da Criação, proferida por Jayme Murahovschi, médico pediatra especialista por proficiência em gastroenterologia pediátrica. É Doutor pela Faculdade de Medicina da USP e Livre-docente em Pediatria Clínica pela Escola Paulista de Medicina, Professor Titular de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas de Santos e presidente da Academia Brasileira de Pediatria.

 
Segundo o pediatra, epigenética é a influência do ambiente sobre a genética. “Como se diz, a genética determina o destino, mas a epigenética pode mudar o destino para melhor ou para pior. A genética determina as doenças para as quais somos sensíveis, e a epigenética seleciona quais dentre os suscetíveis serão realmente atingidos”.

 

Jayme Murahosvschi, em outro momento de sua palestra, esclareceu que o ambiente em que a criança vive é fundamental para a saúde mental. “O amor é básico. Famílias desestruturadas e falta de vínculo afetivo prenunciam desastre futuro. A vida atribulada de hoje que envolve o casal traz evidentes dificuldades na criação, mas pode ser controlada e superada. Embora se esteja falando na “terceirização” da criança como um mal, os recursos disponíveis, desde que sejam bem utilizados, podem levar a bons resultados: uma boa babá, a ajuda dos avós, creche e escolinha facilitam na educação contemporânea. O importante é não “largar” toda a criação e toda educação nas mãos de terceiros, o que caracterizaria um abandono. É importante usar todo o tempo disponível para dar atenção, ajuda e afeto para o filho”.

 

Experiências e palestras

 

Na sequência da programação, o Simpósio apresentou duas experiências exitosas no atendimento ao público infantil. Uma delas foi a dos Núcleos de Estimulação Precoce nas Policlínicas do Ceará, apresentada por Dagmar Soares. A outra foi a da 4 Estações em Movimento (Um Método de Ensino Aprendizagem – Direitos e da Gestante e da Criança), mostrada por Anamaria Cavalcante e Silva.

 

 

 

 

O período de 12h30m às 13h30m foi reservado para o lançamento dos livros “Vovó e o Animais Arrepiantes”, de Zélia Rouquayrol, e “Pediatria In/Diagnósticos em Pediatria”, de Jayme Murahosvschi.

 

 

 

 

No turno da tarde, a programação do Simpósio teve outras palestras seguidas de debate sobre os temas: “A Nova Puericultura – Um Caminho para o Desenvolvimento Pleno”, por Jayme Murahosvschi;

 

 

 
“Vacinação: A Transformação do Perfil na Primeira Infância”, por Jocileide Campos; “O MPSCA na Produção do Conhecimento para a Primeira Infância” – Abuso sexual na Infância, por Ana Estela Leite; “As Marcas da Violência e suas Implicações para o Desenvolvimento da Criança”, por Marília Albuquerque Uchoa;
 
 
 

  “O MPSCA na Produção do Conhecimento para a Primeira Infância” – Afeto  e Estímulo: Bases para o Fortalecimento da Criança”, por Álvaro Madeiro Leite.

 

 

 

CERTIFICADOS

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: ascom@esp.ce.gov.br

Twitter: @espce
Facebook: espce