Especialização em Saúde Pública inicia atividades

14 de setembro de 2016 - 06:38

Qua, 14 de setembro de 2016 10:28


 

 

 

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública foi aberto, na manhã desta quarta-feira, dia 13, com um acolhimento aos alunos pelo grupo Ciranda da Vida, no pátio da Escola de Saúde Pública do Ceará, seguido da apresentação dos objetivos da especialização pela coordenadora da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA), Rosa de Sousa. A abertura, realizada no auditório Pontes Neto, também foi prestigiada pelo superintendente da ESP/C, Salustiano Pessoa, que desejou boas vindas aos participantes, e pela coordenadora do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), Olga Alencar.

Após a cerimônia de abertura, foi iniciada a Unidade Didática 1 – Introdução ao Curso. Nos dias 15 e 16/09, será ministrada a Unidade Didática 2 – Sociedade, cultura e processo saúde-doença. Essa é a primeira turma do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública, cujo projeto foi resultado de uma parceria da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA) e Ministério da Saúde. Da especialização participam 30 pessoas, selecionadas entre um total de 600 inscritos.

Em sua apresentação, Rosa de Sousa, coordenadora da REDESCOLA, fez um histórico do surgimento do curso, lembrando que sua gestação e construção passaram por muitas mãos antes de ser viabilizado. Segundo ela, a especialização foi idealizada visando a formação de sanitaristas para preencher uma lacuna existente no país e para atender às novas necessidades das escolas de saúde, bem como as demandas do Sistema Único de Saúde. Rosa de Sousa destacou que a ESP/CE foi uma das 10 escolas selecionadas em todo o Brasil para ministrar esse curso por ser considerada hoje uma referência nacional na formação e capacitação de profissionais da área de saúde.   

Objetivo

 

O objetivo do Curso é formar Especialistas em Saúde Pública como liderança estratégica para o fortalecimento e inovação do Sistema Único em Saúde no Ceará. Ele é voltado para os profissionais de nível superior, preferencialmente, que atuam no Sistema Único do Ceará (SUS) do Ceará, na esfera estadual ou municipal. Do Curso participam 30 alunos, entre profissionais do SUS, Rede Privada e recém formados, oriundos de vários municípios do Ceará.

 

O Curso tem carga horária total de 460h, das quais 360 horas são destinadas às atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial e atividades de ensino aprendizagem autodirigido (EAAD) ou em ambiente de trabalho (EAAT), e 100 horas destinadas as atividades de elaboração individual do TCC. Os encontros presenciais serão todos em Fortaleza, nas dependências da ESP/CE.

 
    
A matriz curricular está organizada em 8 Módulos, compostos por unidades didáticas de aprendizagem, que serão desenvolvidas em 11 encontros presenciais para o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas (conteúdo programático) e dois encontros (2 dias cada) para seminários de qualificação e defesa do TCC.
 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce