ESP/CE expande capacitação técnica na Macrorregião do Cariri

5 de setembro de 2016 - 05:58

Seg, 05 de setembro de 2016 09:30

 

 

 

O processo de descentralização da educação profissional em saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), teve continuidade na macrorregião do Cariri. Nos dias 25 e 26 de agosto, ocorreram as aulas inaugurais das turmas de Iguatu e Crato do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato.
 
 
A solenidade de abertura da turma de Iguatu, ocorrida no dia 25 de agosto, no auditório da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), contou, além da participação dos alunos, com as presenças de Caio Cavalcanti, diretor da Dieps/ESP/CE; Ana Virgínia Mendonça, coordenadora das turmas do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato no Crato e Iguatu;Ana Teixeira, secretária adjunta de Saúde de Iguatu; Samara Ferreira, superintendente da Escola de Saúde de Iguatu; e Ivan Bezerra, coordenador da 18ª CRES.

Já a cerimônia de abertura da turma do Crato foi realizada no dia 26 de agosto, nas dependências do Geopark Araripe. Teve a participação dos alunos que comporão a turma, além de Mércia Alencar, técnica da 21ª CRES; Érica Cardoso, coordenadora da Atenção Básica de Campos Sales; Vera Silva, representante da 20ª CRES; e Lúcia Sousa, representante do Hospital São Raimundo Neonato (Várzea Alegre).

Melhores indicativos



 
Para Caio Cavalcanti, a relevância do curso reside no fato de ele ser uma ferramenta de qualificação na melhoria da assistência ao parto, à saúde da mulher no ciclo gravídico e à própria saúde dos bebês no período puerperal, que corresponde aos primeiros 45 dias de vida dos recém-nascidos.
“O Ceará teve uma redução na mortalidade materna, mas a gente como um todo ainda busca atingir melhores indicativos, como os Objetivos do Milênio definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) mas que ainda não atingimos”, relata.

“E por muito tempo se lutou para que essas formações ocorressem nas próprias regiões onde esses profissionais já realizavam seus trabalhos”, ressaltou Caio, comentando a expansão do acesso desses trabalhadores por meio de uma formação descentralizada da ESP/CE no interior cearense.

Essa fala também foi destacada pelos gestores presentes nas cerimônias. Para eles, a facilidade em dar segmento às suas formações em saúde é um investimento que beneficia não apenas suas carreiras profissionais como também toda a rede de saúde pública do Ceará.

A diretora do Hospital de Várzea Alegre, Lúcia Sousa, celebrou a participação desse momento de articulação em torno da saúde pública do Estado. Uma vez que ela resulta na continuidade da capacitação dos técnicos e demais profissionais da enfermagem que atuam no município.

 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce