Alunos do CTVS fazem projeto de atenção à saúde do trabalhador

31 de agosto de 2016 - 05:42

Qua, 31 de agosto de 2016 09:38

O exercício de atenção às questões ligadas à saúde do trabalhador segue em pauta dentro do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Nesse contexto, os alunos da turma de Aracati, a partir da disciplina de Estágio II, desenvolveram o Projeto “Atitude na Saúde do Trabalhador”. O curso é desenvolvido e coordenado pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE.

Formada por 10 alunos, a equipe desenvolveu pesquisa que tinha como principal foco a identificação do perfil da saúde dos profissionais da saúde de Aracati. Orientado pela fisioterapeuta Louise Myrella Santos, o grupo entrevistou 98 pessoas de cinco Unidades Básicas de Saúde da sede municipal e, a partir da análise dos dados, chegou a algumas conclusões. Uma delas é a de que, apesar da preocupação dos entrevistados em cuidar dos seus pacientes, tal fato não é verídico quando se trata da saúde de si próprio. Partindo desse e de outros entendimentos, os alunos propuseram uma ação voltada para a melhoria da qualidade de vida deste trabalhador.

A ação, que recebeu o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, foi desenvolvida no dia 13 de julho na UBS do bairro Campo Verde no centro de Aracati. Durante o evento, foram realizados testes rápidos de glicemia, cálculos do IMC seguidos por aconselhamentos e aferição da pressão arterial. Os resultados coletados foram anotados em cartões, também criados pelos alunos, nomeados de Cartão de Avaliação da Saúde do Trabalhador, que devem ser reavaliados trimestralmente.

Na ocasião, a nutricionista Luciana Santos debateu sobre como ter alimentação saudável e as atitudes que contribuem para isso. Já a educadora física Maria Ferreira falou sobre lesões por esforço repetitivo e propôs a prática de ginástica laboral com a participação de todos os presentes. Houve também uma breve explanação pelo aluno Wellington Rocha sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual.

Para a supervisora pedagógica do curso, Francilete Gomes, a iniciativa é relevante porque estimula a visão e o reconhecimento de que os profissionais da saúde também são trabalhadores e que precisam cuidar de si mesmos buscando a melhoria da qualidade de vida que afetará indiretamente  a população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde do trabalhador

O termo “saúde do trabalhador” refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde-doença. Neste sentido, considera a saúde e a doença como processos dinâmicos, estritamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histórico. O fundamento de suas ações é a articulação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial.

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde de Aracati, que encerrou suas atividades de estágio no último dia 29 de julho, teve carga horária de 1800 horas, fracionadas em 1200 horas teóricas e 600 horas de estágio. Este foi dividido em três momentos de práticas em serviço nos municípios de Aracati, Icapuí, Fortim e Itaiçaba.

O curso objetiva formar profissionais técnicos de nível médio que adquiram competências e habilidades para realizar uma análise constante da situação de saúde da população, seguida de planejamento e da execução de medidas pertinentes ao controle de riscos e danos à saúde.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce