Curso Técnico em Vigilância em Saúde conclui atividades em Aracati

22 de agosto de 2016 - 07:08

Seg, 22 de agosto de 2016  11:00

 

A turma do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS) do município de Aracati concluiu suas atividades referentes ao Estágio II em julho passado. Reunidos na Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ), alunos e equipe pedagógica discutiram e fizeram levantamento do saldo que as atividades do curso propiciaram. O CTVS é ofertado pela Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps).

Ao todo, o estágio teve carga horária de 160 horas e foi desenvolvido a partir de atividades com foco na Vigilância em Saúde do Trabalhador e Ambiental. A frequência dos encontros se deu em duas vezes a cada semana. Os alunos desenvolveram pesquisas quantitativas que visaram estabelecer um perfil da saúde do trabalhador dessa área nos municípios onde o curso é aplicado.  

Durante o encontro, foram apresentados os resultados da pesquisa incluindo a apresentação de sugestões de ações que possam favorecer o trabalho de prevenção de doenças aos trabalhadores da saúde, bem como à promoção da saúde. Com os dados em mãos , alguns alunos desenvolveram projetos que pudessem oferecer o desenvolvimento dessas ações por parte dos gestores.

Foi realizada uma entrevista semi-estruturada por meio de instrumental pré-estabalecido, em parceria com o Cerest  e com os profissionais da saúde que envolviam: médicos, enfermeiros, ACE, ACS, administrativos, técnicos de enfermagem, equipe do NASF, CAPS, hospitais e Policlínica, representando os servidores do Estado.

Para Francilete Gomes, supervisora pedagógica do curso, o trabalho desenvolvido pelos orientadores e alunos. “O curso despertou um olhar diferenciado para a saúde destes trabalhadores que cuidam da saúde da população”, disse ela, ao destacar, também, o papel assumido pelos alunos na resolutividade do desenvolvimento de ações focadas na saúde do trabalhador.

Já para Maria do Socorro Rodrigues, aluna do CTVS de Aracati, um destaque a ser feito diz respeito ao aprendizado compartilhado por toda a turma.  “Todos nós absorvemos tudo. Conhecimentos e realidades bem distintas, como o projeto “De olho na água” de Icapuí. Tudo isso nos leva a pensar em como podemos mudar essas questões enquanto técnicos em Vigilância em Saúde e como podemos aplicar todo o nosso aprendizado”, ressaltou ela, ao evidenciar ainda a diferença que o curso fez em sua vida.

 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce