Alunos da ESP/CE são aprovados em seleção da Prefeitura de Fortaleza

11 de agosto de 2016 - 05:46

Qui, 11 de Agosto de 2016 09:50

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) segue colhendo frutos a partir dos trabalhos junto à formação técnica em saúde brasileira. Isso porque 10 dos 25 alunos que compõem a turma do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar (TAPH) foram aprovados na última seleção pública da Prefeitura de Fortaleza. E agora, a partir dessa aprovação, os alunos profissionais irão trabalhar como Motoristas Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Prefeitura de Fortaleza.

Para Victor Paiva, supervisor pedagógico do TAPH, o resultado da seleção é um reflexo do  empenho obtido durante o curso. “Essas aprovações são espelho da dedicação, empenho e vontade tanto dos alunos do curso, como dos facilitadores, orientadores, supervisores, coordenação pedagógica e da própria Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps)”, congratulou, ressaltando que “todos os alunos que se inscreveram para a prova obtiveram aprovação”.

Em ordem de aprovação, o resultado final da seleção ficou da seguinte forma: Luiz Andre Pereira (1°), George Falcão (6º), Reginaldo Belizário (16°), Luiz Henrique Soares (26º), Leandro Reinaldo (28º), Guttemberg Oliveira (31º), Carlos Robério Silva (36º), Janio dos Santos (53º), José Narcílio da Silva (55º) e Rannieri Ribeiro de Lima (65º).

Atualmente, os estudantes profissionais se encontram na disciplina de Estágio II do curso. A previsão é de que as atividades se encerrem em setembro próximo. Após essa etapa, o curso chega à sua conclusão com a formatura que ocorrerá no dia 18 de novembro deste ano.

Pioneirismo

Esta turma do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar, a exemplo do Curso Técnico em Saúde do Trabalhador (CTAAS), é a primeira a ser formada em todo o Brasil. Sua relevância parte, portanto, do caráter de fomento à uma atenção em saúde mais qualificada dentro do contexto pré-hospitalar. Outro fato relevante é o posicionamento de pioneirismo que a Escola de Saúde Pública do Ceará, através da sua Diretoria de Educação em Saúde (Diesp), mantém na oferta e promoção de cursos técnicos que somem no fomento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse sentido, o TAPH foi elaborado no âmbito de uma Cooperação Internacional com o Canadá, considerando o contexto atual de mudanças na organização e no processo de trabalho em saúde e ressaltando a formação deste trabalhador técnico como importante estratégia para mudar as práticas e qualificar o trabalho do atendimento pré-hospitalar.

A ideia é de que, a partir dos resultados desenvolvidos com o curso, sejam formados um total de 60 Técnicos em Atendimento Pré-Hospitalar de nível médio. O candidato que queira realizar o curso tem de ter idade mínima de 18 anos; Ensino Médio concluído ou cursando  no mínimo 50% da carga horária do Ensino Médio; ser profissional da rede estadual ou municipal de saúde ou da comunidade, conforme o artigo 125 do Regimento Escolar da Escola de Saúde Pública do Ceará.

(ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce