ESP/CE forma 1ª Turma em Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde do Brasil

5 de julho de 2016 - 11:21

Ter, 05 de Julho de 2016 15:10

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, na noite da última sexta-feira, 1º de Julho, a formatura da primeira turma do Brasil em Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde (TAAS). Ao todo, 20 novos profissionais em nível técnico estarão aptos a compor as equipes multiprofissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O pioneirismo do curso foi ressaltado pela sua coordenadora Márcia Mendonça. “O Ceará, mais uma vez, está à frente dos projetos de melhoria de vida da sua população e a ESP/CE reafirmando sua missão de promover a formação e Educação Permanente em Saúde”, afirmou, reforçando “o processo de formação como uma construção coletiva, que envolve o olhar do outro, que necessita de compreensão das limitações de cada um, onde se faz necessário o auxílio e a ajuda para a superação das dificuldades surgidas, o amor e a dedicação ao trabalho.

 

Para Caio Cavalcanti, gestor da Diretoria da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, esse mesmo trabalho é inerente ao exercício do cuidar em saúde. “E no SUS, o acolher além de ser uma postura ética e política, é uma tecnologia do cuidado, que passou a ser incorporada na política nacional de humanização do sistema”, disse, ressaltando a relevância dos novos profissionais recém-formados  em se comprometerem cada vez mais com os outros companheiros de trabalho e  com os usuários numa prática pautada pela ética em saúde e comprometida com o SUS e da população na construção de um mundo melhor.

Ao evocar a vitória como sinônimo de conclusão dessa importante etapa de suas vidas, a aluna Antônia Paes falou como oradora da turma. “Ao longo desta jornada, entendemos a grande complexidade do acolher, pois o acolhimento não é um espaço ou local, mas uma prática, postura ética, que não pressupõe hora ou local específicos para fazê-lo”, enfatizou, pontuando ainda que “acolher é dar resolutividade, ter uma escuta qualificada, amor ativo e ser assertivo”.

Aline é uma das 20 trabalhadoras do SUS formada e que, durante aproximadamente dois anos e seis meses, compartilhou experiências e aprendizagens através da formação técnica em saúde assumida pela Dieps da ESP/CE. Esse compromisso foi também colocado em perspectiva na fala de Ondina Canuto, assistente social do Hospital Geral de Fortaleza e uma das idealizadoras do Curso Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde (CTAAS).

Além de festejar a formatura, Aline destacou o comprometimento como um dos principais valores que os novos profissionais devem manter. “Não podemos deixar de registrar que no momento em que o SUS e o conjunto de políticas sociais são duramente atacadas, nosso compromisso é com os interesses coletivos nas defesas dos direitos conquistados, sobretudo a partir da constituição cidadã de 1988”, frisou.

O curso

O CTAAS faz parte da Política Nacional de Educação Permanente do Ministério da Saúde e tem por objetivo o desenvolvimento da formação do Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde capaz de receber o usuário com escuta ativa, comunicação e informação, monitorando e avaliando a mobilidade dos usuários no sistema de saúde para contribuir com atenção à saúde.

Na área da educação profissional técnica, a ESP/CE vem fortalecendo sua missão com a oferta diversificada de cursos técnicos que qualificam os trabalhadores no campo do cuidado e do apoio  ao diagnóstico. Há 22 anos, já são mais de 30 mil profissionais de nível médio que passaram pela ESP/CE contribuindo, assim, para o aprimoramento de suas atividades.

E para a plena execução do curso, foram também essenciais o apoio e parceria do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do  do Ceará (SESA), do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar e suas respectivas unidades de saúde.

Da cerimônia também participaram: a gestora da Diretora Administrativa Financeira da ESP/CE, Clara Alves; Wilma Lins, coordenadora do Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde (CTACS) da ESP/CE; Annatalia Meneses Gomes, consultora de Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde; Maria do Carmo Moreira, coordenadora da Coordenadoria Regional de Saúde (CORES) VI; Ivanília Maria Timbó, coordenadora da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (COGTES) da Secretaria de Saúde de Fortaleza.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br

Twitter: @espce
Facebook: espce