Saúde conta com 35 novos Técnicos em Saúde Bucal formados pela ESP/CE

19 de abril de 2016 - 14:44

Ter, 19 de Abril de 2016 16:44

O Sistema de Saúde do Estado do Ceará conta agora com a força e o trabalho de 35 recém-formados Técnicos em Saúde Bucal (TSB). Reunidos na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) em Itapipoca, os formandos colaram grau na última sexta-feira, 15, encerrando um ciclo de dois anos de prendizados compartilhados e experiências vivenciadas junto à Escola de Saúde Pública do Ceará por meio da sua Diretoria de Educação profissional em Saúde (Dieps).

Numa fala direcionada à relevância de pensarmos uma sólida posição de fortalecimento da saúde brasileira, a coordenadora do curso Elis Regina Vasconcelos saudou os novos profissionais. “A saúde precisa de ‘Jequitibás”. Metaforicamente, ela precisa de pessoas que estejam dispostas a se destacarem como essas árvores. Mas para nos assemelharmos às suas grandezas, é necessário coragem”, apontou.

Coragem essa também destacada pela aluna e oradora da turma Rejane Florindo. Para ela, o apoio conjunto de familiares, amigos, professores, pacientes e profissionais do sistema de saúde do Estado foram imprescindíveis para o êxito da caminhada acadêmica da turma. “Nossa jornada foi longa, percorremos esse desafio, mas não podemos esquecer que teremos que nos aprimorar a cada dia”, falou, ressaltando que “na profissão, não se consegue nada sozinho, já que o trabalho em equipe é sempre mais proveitoso”.

Para Caio Cavalcanti, Diretor da Educação Profissional, o fortalecimento do SUS e a melhoria do estado de saúde da nossa população, são guias que orientam as atividades e práticas de formação técnica em saúde na ESP/CE. Discursando aos formandos, ele ressaltou a relevância desses novos técnicos para o aperfeiçoamento das ações e serviços de saúde bucal no Estado, notadamente, nos municípios beneficiados. Aproveitou, também, para agradecer a parceria e todo apoio destes municípios ao longo dos dois anos de Curso. “Nosso sentimento é de que temos à nossa frente, profissionais tecnicamente competentes, humanizados, acolhedores, e comprometidos socialmente com a busca de um mundo melhor e mais digno”, concluiu.

O supervisor pedagógico do curso, Norberto Veloso, reforçou a ideia de redes colaborativas na construção do fazer cotidiano entre saúde e educação. “Estamos muito gratos por esse momento. Nessa parceria que fizemos em uma necessária articulação junto aos municípios. Agora, é desejar sucesso aos alunos nessa nova empreitada. Quem ganha é o SUS”, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia José Maria Couto, Coordenador da 6ª CRES; Paloma Prado de Sá, facilitadora do curso; José Adalberto Montenegro, Diretor Executivo do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca; José Teixeira Alves, representando o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS); João Fernandes Vasconcelos, Coordenador da Saúde Bucal de Itapipoca e Alberto Teixeira, coordenador de Saúde Bucal de Miraíma.

Juntos, a ESP/CE, o Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e a Secretaria de Saúde dos Municípios de Amontada, Itapipoca, Miraíma, Tururu, Umirim e Uruburetama bem como a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) de Itapipoca, firmaram parceria para a realização e consequente desenvolvimento do curso.

Dos 35 trabalhadores recém-formados, 33 estarão assumindo título como técnico e 2 como auxiliares. Ao longo de dois anos, os estudantes foram orientados e qualificados no campo do cuidado e do apoio ao diagnóstico.

O Curso

O curso faz parte da Política Nacional de Educação Permanente e do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), do Ministério da Saúde e tem como objetivo promover a formação profissional de Técnicos em Saúde Bucal para atuarem no processo de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal com competência, postura, ética profissional e pessoal.

Em seus 22 anos de existência, a ESP/CE vem fortalecendo sua missão na área da Educação Profissional Técnica em um contínuo processo de qualificação dos trabalhadores da saúde. Ao todo, já são mais de 30 profissionais de nível médio que passaram pela instituição contribuindo no
aprimoramento de suas atividades.

Iniciado em fevereiro de 2014, o Curso Técnico em Saúde Bucal possui carga horária de 1800 horas/aula. Desse total, 1200 horas foram referentes à atividades teóricas e 600 ligadas à prática.

A turma de 2015.2 é a primeira a ser formada pela ESP/CE no município de Itapipoca.

Veja as fotos do evento CLICANDO AQUI.

Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce