Curso de Vigilância e Manejo Clínico de Hanseníase capacita profissionais da Atenção Primária

12 de abril de 2016 - 11:42

Ter, 12 de Abril de 2016 15:40
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde (Coprom), da Secretaria da Saúde do Estado, promove o Curso de Vigilância e Manejo Clínico de Hanseníase.

A Tuma I acontece de 25 a 29 de abril, no auditório da 6ª CRES em Itapipoca. A formação destinada aos os médicos e enfermeiros da Atenção Primária, tem uma carga horária de 40 horas, sendo 24 horas/aula teóricas e 16 horas/aula de práticas.

O objetivo é contribuir para o fortalecimento das ações de vigilância e manejo clínico das pessoas acometidas pela hanseníase. A iniciativa também pretende melhorar o perfil social, clínico, epidemiológico e a qualidade da atenção à saúde dessa população no Estado do Ceará.

Esta turma será direcionada para os municípios da 6ª CRES Itapipoca: Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairí, Tururu, Umirim, Uruburetama.

Saiba mais

O Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde desenvolve um conjunto de ações que visam orientar a prática em serviço em todas as instâncias e diferentes complexidades, de acordo com os princípios do SUS, fortalecendo as ações de vigilância epidemiológica da hanseníase, a promoção da saúde com base na educação permanente e a assistência integral aos portadores deste agravo. Considerando que essas ações devem ser executadas em toda a rede de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) e que, em razão do potencial incapacitante da hanseníase, deve-se
garantir atenção especializada em unidades de referência ambulatorial e hospitalar, sempre que necessário.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce