ESP/CE multiplica saberes no combate ao Aedes Aegypti

7 de março de 2016 - 06:26

Seg, 07 de Março de 2016 11:30
 
 
 
 
O Ministério da Saúde deu início em fevereiro deste ano, a uma série de medidas que compõem o plano de mobilização nacional contra o Aedes aegypti. Uma das estratégias é o trabalho de educação em saúde em toda a rede de ensino no Brasil.

No Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) também está realizando ações de sensibilização ao enfrentamento do vetor e suas doenças: a Dengue, Zika e Chikunguya junto a seus cursos de formação técnica na área da saúde.

Nessa perspectiva, os profissionais de saúde que atuam nas vigilâncias dos municípios da 7ª CRES, realizaram uma força tarefa juntamente com os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS), nos meses de janeiro e fevereiro, visando à disseminação de informações no que se refere ao combate ao mosquito Aedes Aegypti. As atividades estão sendo realizadas juntamente com os alunos do curso, que também são Agentes de Combate às Endemias e profissionais do SUS.

Uma dessas ações foram palestras sobre Dengue e Zika Vírus realizadas nos Colégios Marista, Barão de Aracati, Beni Carvalho e Liceu. Vale ressaltar que, também, foram realizadas atividades nos Colégios Elza Maria Porto com as turmas de Comércio, Turismo, Enfermagem, Hospedagem e Informática e no Instituto São José.

Ao todo, mais de 3 mil alunos participaram das exposições que contou com a participação da Marinha do Brasil. Além dessa abordagem, estas ações também tem multiplicado saberes junto a profissionais do mercado de trabalho com palestras relacionada aos riscos do Zika Vírus e Dengue aos funcionários da empresa Ambev do município de Aracati.

O principal objetivo é a formação de agentes multiplicadores capazes de ampliar o repasse de informações necessárias para o combate ao mosquito transmissor dessas doenças. Estas ações também se tornam uma possibilidade de alunos e parceiros demonstrarem a aplicabilidade de conhecimentos adquiridos no curso técnico em Vigilância em saúde estando em alinhamento com a experiência profissional de cada agente envolvido no processo.

De acordo com a supervisora pedagógica Francilete Gomes, a iniciativa vai ao encontro dos objetivos do curso “ao facilitar o desenvolvimento de profissionais de saúde motivados em aperfeiçoar a prestação dos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a melhoria da qualidade de vida e da saúde de seus municípios”, afirmou. Completou “parabenizo a todos os gestores da 7ª Região que se mobilizaram intensamente para o alcance dos objetivos: eliminar os focos dos Aedes Aegypti e ressalto que os alunos do CTVS que participaram demonstraram total conhecimento e propriedade na execução destas ações”, disse Francilete.

Para a coordenadora do curso, Roberta Diniz, as ações refletem o nível de comprometimento e interesse por parte dos alunos trabalhadores ao passo que também demonstra o domínio dos conteúdos vistos em sala de aula. “O profissional que estamos formando, precisa encontrar uma maneira de pensar e agir na mesma direção”, afirma.

Curso Técnico em Vigilância em Saúde

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde possui carga horária 1800 horas divididas em 1200 de aulas teóricas e 600 de estágio. O curso objetiva formar profissionais técnicos de nível médio, que possuam competências e habilidades para realizar uma análise constante da situação de saúde da população, seguida de planejamento e da execução de medidas pertinentes ao controle de determinantes, riscos e danos à saúde.

 
Veja mais fotos CLICANDO AQUI.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce