Oficina aborda tema sobre Cultura de Paz e a Não-Violência

19 de fevereiro de 2016 - 05:44

Sex, 19 de Fevereiro de 2016 09:50

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou na última terça-feira, 16, a oficina de construção do guia do curso sobre Cultura de Paz e Não-Violência.
O objetivo da oficina foi elencar temas que contribuirão para formação dos Técnicos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), capazes de administrar processos e conflitos para construção de uma cultura de paz.
O diretor da Dieps, Caio Cavalcanti, fez a abertura da oficina e destacou a importância da atividade, pois o momento reflete a conquista de todos no processo de formação dos Agentes Comunitários de Saúde. A condução da oficina ficou a cargo da coordenadora do curso, Wilma Lins, apoiada pela supervisora pedagógica, Camila Mascarenhas, e a consultora do curso, Míria Lavor.
Foi um momento rico de discussão e construção, que envolveu temas importantes como: Prevenção e Medição de Conflitos; História e Tipos de Família; Políticas de Direito; Ética, Valores e Espiritualidade; Cuidando do Cuidador; Redes de Atendimento; Direitos Humanos; Violência das Minorias; Autoconfiança na Resolução de Conflitos; Atenção Especial à Criança, Gestante, Mulher, aos Adolescentes e Idosos; O Papel Individual dos Profissionais da Estratégia de Saúde da Família; Papel dos Profissionais do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf); A Arte de Saber Ouvir; Comunicação Não-Violenta; Violência Doméstica; Aprendizagem Cooperativa; Educação Popular; Diferentes Terapias que Contribuirão com a Prática dos ACS; Redução de Danos; Metodologias para o Autocuidado e de Pacificação; Educação para Paz; Conceitos de Violência; Abordagem de Gênero; a Relação do ACS com o programa de Governo “Pacto por um Ceará Pacifico” e como Avaliar a Prática do ACS.
A oficina contou com a participação e contribuição de pessoas ligadas ao processo de trabalho e formação do ACS e do programa Pacto Por Um Ceará Pacífico: o médico sanitarista, Carlile Lavor; representante da Vice-Governadoria, Cristiane Holanda; representante da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Thyago Porto e Ozanira Aquino; ONG Terra dos Homens, Renata Araújo; Escola de Perdão e Reconciliação (Espere), Martha Cilêda e Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats-ESP/CE), Nara Goes.

Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)