Curso Técnico em Vigilância em Saúde realiza encontro em Aracati

14 de janeiro de 2016 - 06:21

Qui, 14 de Janeiro de 2016 10:21

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde realizara nessa quinta-feira, 14 de janeiro, seu Encontro de Vigilância em Saúde no municício de Aracati. Durante o evento, os alunos apresentarão o produto final da disciplina de estágio supervisionado I, cujas atividades foram direcionadas à Vigilância epidemiológica e Sistemas de Informação. O curso é ofertado pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS) por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

De acordo com a coordenação do curso, os alunos, que também são profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentarão “um olhar diferenciado sobre a situação da saúde” nos municípios de Itaiçaba, Aracati, Fortim e Icapuí. Além de ressaltarem a importância dos indicadores de saúde para o planejamento e direcionamento das ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde. O que, por sua vez, vem a favorecer a melhoria e qualidade da saúde em nosso Estado.

A programação do Encontro será composta com a apresentação de seis salas de situação de cada um dos municípios. Os temas das exposições incluem apresentações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), atividades desenvolvidas no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Aracati, além de informações sobre dengue e medicina materno infantil nos municípios de Fortim e Itaiçaba, respectivamente.

As atividades do evento estão previstas para terem início às 9 horas, na Faculdade Vale do Jaguaribe, no município de Aracati.

O curso

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde possui uma carga horária total de 1800 horas, fracionadas em 1200 de aulas teóricas e 600 de estágio. O corre nas Regiões de Saúde de Quixadá e Aracati, tendo acompanhamento pela 7ª (CRES) Coordenadoria Regional de Saúde.

O curso objetiva formar profissionais técnicos de nível médio, que possuam competências e habilidades para realizar uma análise constante da situação de saúde da população, seguida de planejamento e da execução de medidas pertinentes ao controle de determinantes, riscos e danos à saúde.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce