Alunos do Curso Pós-Técnico em Saúde do Idoso apresentam projetos de intervenção

15 de dezembro de 2015 - 10:32

Ter, 15 de Dezembro de 2015 14:20
 

Os alunos do Curso Pós-Técnico em Saúde do Idoso apresentaram, no último dia 10 de dezembro, uma série de projetos de intervenção como trabalho de conclusão de curso. As atividades foram realizadas na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e contaram com a presença da equipe de supervisores e facilitadores da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps).

Ao todo foram apresentados cinco projetos divididos nas seguintes temáticas: Círculo da amizade: uma proposta de intervenção lúdica e de fortalecimento de vínculos com idosos institucionalizados; Prevenção de quedas em idosos; Respeito ao direito do idoso: uma educação permanente na aplicação do estatuto do idoso em um hospital público de Fortaleza; Alimentação saudável de idosos no controle de doenças crônicas: hipertensão e diabetes; Utilização de práticas educativas para os profissionais de enfermagem que prestam assistência à pessoa idosa com demência.

 
Para a supervisora do Curso Aline Severo, a problematização da realidade é um caminho metodológico de grande relevância para formação do técnico em saúde. “Com a construção desses projetos, os alunos puderam problematizar a realidade e  integrar a teoria à prática, identificando problemas e elaborando intervenções a partir do processo reflexivo”, afirmando que “nos sentimos felizes por ter a certeza de que contribuímos para qualificação desses profissionais, provocando mudanças  positivas nos serviços do SUS”.

Na visão dos alunos, os projetos foram vistos como grandes desafios. Uma etapa efetivada com êxito principalmente em função do apoio que a ESP/CE os ofereceu ao longo de todo o curso. Esse apoio, na perspectiva deles, foi essencial para a valorização dos papeis os quais eles estarão inseridos e assumirão a partir de agora em seus campos de trabalho.

O curso

O Curso Pós-Técnico em Saúde do Idoso tem como objetivo especializar Técnicos de Enfermagem, no campo da saúde do idoso, desenvolvendo competências para o atendimento à pessoa considerando sua singularidade, limitações físicas, psíquicas e sociais.

O curso, composto por uma turma de 21 alunos, possui carga horária de 380 horas, e tem como público alvo técnicos de enfermagem que atuem nas unidades da Rede da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce