Alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde iniciam atividades de estágio em Aracati

7 de dezembro de 2015 - 12:51

Seg, 07 de Dezembro de 2015 16:45

Os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS), do município de Aracati, iniciaram a primeira etapa do estágio curricular obrigatório, cujo foco principal são atividades voltadas para os sistemas de informação em saúde e vigilância epidemiológica nas esferas de gestão municipal e estadual.

Promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), o curso desenvolve suas atividades nos diversos serviços de saúde dos municípios de Aracati, Fortim, Icapuí e Itaiçaba. Já no Estado, as atividades são realizadas na 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES).

A supervisora de Formação do Curso, Francilete Gomes, destaca que as atividades do estágio só foram possíveis em virtude da forte parceria entre a ESP/CE, Coordenadoria de Saúde e Secretarias Municipais, que se mostraram totalmente disponíveis em colaborar na formação profissional dos alunos. Ressaltou também que o papel dos preceptores de cada município envolvido e da CRES, que foram fundamentais para o sucesso deste estágio. A coordenadora da 7ª CRES, Angela Cardoso Gurgel, afirma: “estou muito satisfeita com o desenvolvimento do estagio do CTVS, visto que se percebe os alunos totalmente envolvidos, muito interessados e com isso acredito que teremos excelentes futuros técnicos em Vigilância, que contribuirão com a melhoria da saúde da nossa região”. Ela diz, ainda, que “recebo os frutos deste estágio, na medida que ações estão sendo realizadas para minimizar os problemas existentes”.

O aluno do CTVS de Fortim, Luiz Serafim, relata que “somente após o inicio desse estágio é que finalmente estou compreendo o papel do técnico em vigilância em saúde e sua importância para a melhoria da saúde da população do nosso município”. Já a aluna Sônia Maria de Aracati diz que “nunca imaginou como funcionava a saúde do município e ficou maravilhada com a enorme quantidade de informações adquiridas e todo o aprendizado. Estou adorando todo o estágio e sinto-me mais motivada.” A aluna de Icapuí, Najara Valente, destaca que ficou impressionada com a eficiência e a quantidade de informações geradas pelos sistemas de informações, nos dias que acompanhou as atividades da 7ª CRES.

Com base nos depoimentos dos alunos que relatam estarem muito satisfeitos com o estágio, com a receptividade dos profissionais dos serviços de saúde e da participação ativa dos preceptores, a Coordenadora do CTVS, Roberta Diniz, afirma está muito contente com o desempenho, o desenrolar das atividades e do aprendizado que todos estão tendo neste estágio. “Não posso deixar de ressaltar a dedicação dos orientadores em repassar o máximo de conhecimento aos alunos, além de estimular o senso critico dos mesmos”, conclui.

O Curso

O Curso de Técnico em Vigilância em Saúde possui uma carga horária de 1.800 horas, distribuídas em 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de Estágio Supervisionado, que são realizados em períodos de concentração e dispersão. Essa formação é voltada para os profissionais de nível médio que atuam no campo das vigilâncias em saúde, nas Secretarias Municipais e trabalhadores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)