Programa Mais Médicos realiza sensibilização sobre expansão da residência com municípios

27 de outubro de 2015 - 12:14

Ter, 27 de Outubro de 2015 16:14
 
 
Com a finalidade de sensibilizar os gestores municipais e pactuar cenários para o campo de prática da Residência em Medicina de Família e Comunidade, aconteceu na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a Oficina de Trabalho do Programa Mais Médicos para o Brasil. 
Segundo o representante do Ministério da Educação, João Neto, que em sua palestra abordou o tema financiamento para expansão da Residência Médica, a intenção era tirar as dúvidas dos municípios e sensibilizá-los quanto à acolhida dos programas. “A ideia da reunião foi para falar sobre a questão da expansão da Residência de Medicina de Família e Comunidade. Conversamos com os representantes dos municípios para saber quais as condições que eles têm para desenvolver a residência, ver questões de contrapartida, tirar dúvidas e mostrar que a expansão é um beneficio para o município”, explica João. 
 
O Tutor do Programa Mais Médicos, Marco Túlio Mourão apresentou a proposta da Residência, onde ficou acordado que os municípios serão cenários de prática dos programas já existentes e já sendo embrião para implantação de seus próprios programas. O também Tutor do Programa, Frederico Esteche, falou sobre “Os Desafios da expansão da Residência Médica”. 
A reunião contou com a representação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e os municípios.
 
Mais Médicos  
 
O Mais Médicos é parte de um amplo esforço do governo federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.
  
Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce