Curso de Aprofundamento em Supervisão Clínico Institucional conclui suas atividades

6 de outubro de 2015 - 12:43

Tec, 06 de Outubro de 2015 16:43

Na última sexta-feira, 02 de outubro, aconteceu o encerramento do Curso de Aprofundamento em Supervisão Clínico Institucional da Raps-Ce, com o V Encontro do Coletivo que debateu o tema Dilemas contemporâneos do adoecimento psíquico e os novos desafios para a atenção psicossocial.
Um dos palestrantes, o Diretor da Pós-Graduação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Moacir Tavares trouxe questionamentos e inquietações sobre a velocidade das mudanças, como isso interfere no cotidiano das pessoas e o momento de crise.  “Nós vivemos na sociedade um momento de crise, mas é obvio, todo momento de crise é quando um modelo velho já se esgotou e novo ainda não se estabeleceu completamente. E temos crise de utopia, de sentido, de ideia, de progresso”, destacou o Diretor e complementou ainda,  “gosto de citar o autor Guy Debord onde dizia que a primeira fase do domínio da economia sobre a vida caracterizava-se pela notória degradação do ser para ter. Nos dias atuais não basta ter, tem que parecer que tem bens, que parecer que é feliz e isso nos leva ao adoecimento no cotidiano”.

A Coordenadora Técnica do Curso, Fátima Duarte, também destacou o que foi mais importante desses encontros “o grande ganho do curso foram os alunos que tomaram nas mãos os fóruns do Coletivo, que devem continuar mesmo com o final das atividades”.
O evento era parte integrante do Curso de Aprofundamento em Supervisão Clínico Institucional da Raps-Ce, no período de agosto a outubro de 2015 na ESP/CE. O curso foi ofertado para os alunos que participaram do I e do II Curso de Formação de Princípios Básicos da Supervisão Clínico Institucional, realizados respectivamente em 2012 e 2014.

Os Encontros do Coletivo de Saúde Mental e Supervisão Clínico Institucional eram abertos à comunidade, constituindo-se com uma ferramenta potente da análise crítica coletiva, acerca de temas centrais da Atenção Psicossocial e sua interface com os processos de Supervisão Clínicos Institucional como resaltou a psicóloga da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Cláudia Farias, “sou da Saúde Indígena e mesmo não atuando do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tive ousadia de participar desse curso. Quero agradecer pelo aprendizado e gostaria de parabenizar a todos pela luta incansável” reforçou.

Também estiveram presentes no evento a Supervisora do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats), Fátima Elias; Coordenadora de Saúde Mental do Estado, Virna Oliveira; Assessora Institucional da Secretaria de Cultura do Estado, Rani Felix e o Diretor do Relacionamento Intersindical do Mova-se, Hernesto Luz.

Saiba mais
Com carga horária de 60 horas, o curso era uma complementação do processo de formação promovido pela Escola de Supervisores Clínico Institucional (ESCI) do Ceará e tinha como objetivo apoiar a trajetória de construção do processo ensino-aprendizagem no exercício da função de supervisor clínico institucional, aprofundando as dimensões teórica, metodológica e política da atenção à saúde mental.
Outra proposta do curso era o fortalecimento do Coletivo de Saúde Mental e Supervisão Clínico Institucional, aberto à comunidade, gerando momentos de reflexão para a construção da atenção psicossocial territorial, no cumprimento dos princípios da Reforma Psiquiátrica e na melhoria da qualidade da Atenção e da Gestão em Saúde Mental no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para saber mais informações sobre o coletivo pelos telefones: 3101.1405 ou 3101.1420
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce