I Encontro de Vigilância discute indicadores da saúde em Senador Pompeu

21 de setembro de 2015 - 11:06

Seg, 21 de Setembro de 2015 15:00
 
 
O Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CVTS) realizou na última semana o I Encontro de Vigilância em Saúde no município de Senador Pompeu. Promovido pelos alunos do curso, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da sua Diretoria de Educação de Profissional em Saúde (Dieps), o evento teve como objetivo fazer uma apresentação e análise dos indicadores de saúde com foco nas áreas de Vigilância Epidemiológica e Sistemas de Informação. 
Segundo Francilete Gomes, supervisora Pedagógica, as apresentações foram de alto nível técnico, pois além da mostrar os indicadores de saúde dos municípios, os alunos apresentaram um olhar diferenciado sob a visão da vigilância além de propor sugestões de ações. Ela ressalta que “o desenvolvimento da sala de situação específica do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município, foi uma iniciativa inovadora e diferenciada, pois desta maneira pode-se analisar a situação da saúde mental de Senador Pompeu”. 
O amadurecimento no olhar dos alunos do curso para a questão da vigilância em saúde também foi destacado pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Senador Pompeu, Antonia Giedre, “foi notável tanto por parte da equipe que acompanha o andamento do curso quanto pelos convidados da cerimônia como foi importante e o quanto é necessário haver outros momentos como este para o enriquecimento da situação da saúde do município”, ressalta. 
De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Choró, Katia Melo, o encontro permitiu o fortalecimento do profissional Técnico em Vigilância, “possibilitou a avaliação e análise dos dados de saúde a fim de desenvolver ações que visem a melhoria dos serviços implantados, além de possibilitar a integração dos diversos setores da vigilância a saúde” destaca. 
Para Enfermeira e Facilitadora do Curso Técnico em Enfermagem da ESP/CE, Gleiciany Teixeira, da turma de Senador Pompeu, o encontro “estimula a valorização do estágio, por parte dos gestores e alunos, através de um produto final, trazendo respostas para a sociedade e autoridades envolvidas, quanto a seriedade e qualidade do curso”.
O evento também contou com a participação das enfermeiras e coordenadoras do programa Estratégia em Saúde da Família (ESF) do Estado. 
Depoimentos
“Foi um evento enriquecedor. Abriu novos caminhos para a formação de profissionais críticos e reflexivos” (Orientadora de Estágio e Enfermeira, Isabelly Duarte).
“O evento estava muito bem organizado. Deu para perceber nitidamente que todos os alunos desenvolveram atividades com foco na vigilância epidemiologia, dando sugestões de melhorias. Fui preceptora desde estágio e posso afirmar que também aprendi muito, nos momento riquíssimos de trocas de informações” (Coordenadora da Atenção Básica de Solonópole e Preceptora do Estagio Supervisionado I, Karise Ribeiro).
“Este encontro além de chamar a atenção para os indicadores importantes que, muitas vezes passam despercebidos ou mesmo da importância de ser implementado um serviço de vigilância em unidades de saúde que são ricas de dados” (Enfermeira e facilitadora do curso Técnico em Enfermagem da ESP/CE, Gleiciany Teixeira).
 
Curso Técnico em Vigilância em Saúde
O Curso Técnico em Vigilância em Saúde possui carga horária 1800 horas dividas em 1200 de aulas teóricas e 600 de estágio. Já o estágio é dividido em três momentos de práticas em serviço, nos municípios de Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole. Em cada fase do estágio supervisionado os alunos devem apresentar um produto que traga benefícios para a saúde do seu município de origem. 
O curso objetiva formar profissionais técnicos de nível médio, que possuam competências e habilidades para realizar uma análise constante da situação de saúde da população, seguida de planejamento e da execução de medidas pertinentes ao controle de determinantes, riscos e danos à saúde. Deve, ainda, desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção e controle de doenças e agravos, constituindo-se em um trabalho amplo que abrande as Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce