Experiência da Acreditação Pedagógica na ESP/CE é tema de seminário

17 de julho de 2015 - 15:33

Sex, 17 de Julho de 2015 18:40

Na manhã dessa sexta-feira, 17 de julho, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) realizou o Seminário “Acreditação Pedagógica como Fomentadora da Qualidade Educacional dos Cursos Lato Sensu em Saúde Pública no Ceará”.

O encontro teve como objetivo socializar os resultados obtidos a partir da experiência do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da ESP/CE, no processo de adesão ao Sistema Nacional de Acreditação Pedagógica. Com a intencionalidade de partilhar a experiência com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral, a ESP/CE pretende ainda, com a iniciativa, disseminar os propósitos do Sistema Nacional de Acreditação Pedagógica de cursos lato sensu na área de saúde pública/coletiva, no Ceará.

“Esse é o momento de partilhar um pouco do que foi construído aqui na ESP/CE por meio do Cevig. Ficamos muito felizes, pois essa é uma etapa que já sonhávamos durante o percurso da Acreditação Pedagógica. Esperamos que possamos de alguma forma, colaborar para que outras instituições também mergulhem nesse universo da Nova Avaliação, por meio da Acreditação e que para todos nós, foi de muito aprendizado”, destacou a supervisora do Cevig, Olga Alencar.

No dia 13 de agosto de 2013 deu-se o início do processo da Acreditação Pedagógica na ESP/CE e o Curso escolhido foi o de Especialização em Vigilância Sanitária, pois já era ofertado desde ano 2000 pela instituição e já estava em sua 7º edição. Além do reconhecimento institucional da importância do Curso, de seus desdobramentos para o controle do risco sanitário e dos processos produção-consumo de produtos e serviços e, por conseguinte, para a proteção da saúde no Ceará.

Todo o processo foi construído em 15 etapas, passando pela realização da I Oficina de Acreditação Pedagógica de Cursos Lato sensu em Saúde Pública, promovida pela Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), até a 15ª etapa que culminou na realização desse Seminário.

“A ESP/CE submeteu um curso, corajosamente, pioneiramente, por isso é preciso que se registre e não se esqueça quem foi a primeira escola a aderir a Acreditação Pedagógica nesse país. Eu enfatizo a necessidade desse registro. Me emociono contando a história desse processo na Escola, pois acreditamos que seja importante para a qualificação dos processos formativos em vigilância sanitária no campo da saúde pública e coletiva. Precisamos avançar do ponto de vista da qualificação dos nossos processos sabendo que o resultado seja voltado para a sociedade, que o curso não seja só um curso para cumprir um ritual de um programa escolar, mas que ele tenha um reverberação como produto e como resultado na melhoria de saúde da população”, destaca a Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede e Centros Formadores em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, Rosa Pinheiro Souza.

Já para o Superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, é importante que se divulgue como se deu o processo da Acreditação Pedagógica para que outros setores possam aderir a proposta: “é fundamental que todos saibam que essa Escola tem padrões de formação que são reconhecidos por outras instituições, para formação de pessoas, no caso hoje, do Curso de Vigilância Sanitária e isso acaba abrangendo toda a ESP/CE, que gera um enorme responsabilidade para todas as outras diretorias e setores dela. Que essa ideia se espalhe de forma rápida por todos os seguimentos dessa instituição para que possamos um dia ter todos os cursos Acreditados”.

Na ocasião foi entregue pelo Superintendente da ESP/CE à Rosa Pinheiro Souza o Plano de Melhoria da Qualidade do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária que foi elaborado em conformidade com os diversos dispositivos regulamentares institucionais, com estratégias que visam a melhoria continua do Curso e se traduzem em compromissos institucionais.

O Seminário contou ainda com a participação do Diretor da Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Moacir Tavares; da Técnica do Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Regina Carvalho; da Diretora da Escola de Saúde Pública de Iguatu, Samara Pequeno Leite; da representante do Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fádia Amorim, além de gestores, professores, alunos e colaboradores da ESP/CE.

Acreditação Pedagógica

A Acreditação Pedagógica é um procedimento de verificação externa e uma forma pactuada de gerenciamento coletivo da qualidade, cujo objetivo é oferecer reconhecimento social a cursos de pós-graduação lato sensu, em áreas da saúde pública, envolvendo aspectos relacionados às atribuições legais, ao projeto pedagógico, a pertinência, a capacidade de articulação acadêmico pedagógica, aos recursos humanos, à infraestrutura e aos resultados.

Clique aqui e veja o vídeo sobre as etapas da Acreditação Pedagógica na ESP/CE.

Veja a galeria de fotos do evento clicando aqui.

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce