Cevig da ESP/CE participa do 51º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical

17 de junho de 2015 - 13:55

Qua, 17 de Junho de 2015 15:55 
 
O Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) participou do 51º Congresso da Sociedade Brasileira Medicina Tropical, que aconteceu em Fortaleza, de 14 a 17 de junho, com quatro trabalhos. Desses, três abordaram a experiência na formação e o outro tratou de um projeto de intervenção de uma aluna do Curso de Especialização em Vigilância e Controle de Endemias da ESP/CE.
 
O trabalho intitulado “Formação de Especialistas em Vigilância e Controle de Endemias: A Experiência da Escola de Saúde Pública do Ceará”, observou a necessidade da formação quantitativa e qualitativa de profissionais que tem como desafios a dissociação dos processos e programas de trabalho e a fragmentação institucional das ações. Considerando a inexistência dos cursos de lato sensu nessa área, a referida experiência foi de grande importância para traçar estratégias adequadas no enfrentamento dos problemas relacionados ao controle de endemias.

Objetivando alcançar profissionais que desenvolvam ações que busquem mudanças de atitude para reorganização das práticas de saúde e desenvolvimento de um novo modelo de atenção, foi apresentado o trabalho “Curso Básico de Vigilância Epidemiológica: Um Novo Olhar”, voltado para profissionais da rede de atenção e vigilância epidemiológica que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado do Ceará.

Também foi apresentado o trabalho “Curso de Vigilância e Manejo Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – Formação com Foco para a Descentralização”, voltado para médicos e enfermeiros que atuam no SUS do Ceará. O trabalho nasceu da necessidade de ampliar o acesso da educação permanente a esses trabalhadores no que tange a essa parcela da população e teve por objetivo descentralizar as ações de controle para todos os municípios do Estado, levando a esses profissionais a necessidade do cuidado de forma reflexiva e articulada com a sociedade para o enfrentamento da Aids no Estado.

Por fim, foi apresentado o Projeto de Interverção “Análise do Índice de Infestação Predial (IPP) nos Pontos Estratégicos da Regional IV, Fortaleza-CE, no período de 2009 a 2014”. O projeto surgiu da necessidade de analisar a série histórica do índice de infestação predial nos pontos estratégicos da Regional IV compondo os elementos do Projeto de Intervenção.
O Cevig, ciente da necessidade de fortalecimento do eixo pesquisa para completa formação de seus trabalhadores, fomenta a participação de seus bolsistas nos vários eventos do Brasil para que os resultados dos seus projetos não fiquem restritos somente ao Centro. Dessa maneira, as experiências poderão ser vivenciadas por outros profissionais, compartilhando novos saberes.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce