Alunos do Curso de Aperfeiçoamento para Agente de Combate às Endemias finalizam o último módulo

17 de março de 2015 - 08:52

Ter, 17 de Março de 2015 10:52

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (13/03), a última aula do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde para os Agentes de Combate às Endemias. Neste momento os alunos/trabalhadores devem multiplicar para a comunidade ou para outros Agentes de Combate às Endemias o que aprenderam durante o curso.

A multiplicação desta turma aconteceu no Colégio Ayrton Senna, bairro Henrique Jorge, e teve como tema o mosquito que transmite a Chikungunya. Os alunos/trabalhadores explicaram sobre a prevenção, os sintomas e tratamento da doença.

“A multiplicação é o momento que a gente tem de expandir o que aprendeu, que teve acesso durante o curso. Além disso, é um incentivo para pesquisar mais, pois o curso nos dá a luz para buscar um pouco mais de conhecimento”, disse Fabiane de Gois, Supervisora Sanitarista da Secretaria Executiva Regional (SER) III.

Esta aula complementa o conteúdo do 4º módulo, que trata dos “Programas e Ações para prevenção e Controle de endemias, transmitida por vetores, zoonoses e acidentes por animais peçonhentos”.

“Gostei muito do curso, pois ele aborda assuntos que a gente não tem contato no dia a dia e que muitas vezes acaba entrando no esquecimento. Você sabe que precisa, mas não lembra de estudar. O curso serviu como alerta, que precisamos estudar e conhecer mais do que já conhecemos”, ressalta Fabiane de Gois, Supervisora Sanitarista da SER III.

O curso é realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Fortaleza, financiado pelo Ministério da Saúde (MS).

Saiba mais sobre o curso

O curso acontece de forma presencial, com 180 horas, entre momentos de concentração e dispersão, em quatro unidades didáticas: Organização do SUS e o trabalho do Agente de Combate às Endemias (ACE); Vigilância em Saúde; Saúde do Trabalhador e Controle Químico e Programas e ações para prevenção e controle de endemias.

Este curso tem como objetivo qualificar a atuação no combate às endemias, desempenhando suas funções e compromisso ético e social, contribuindo assim para a promoção, proteção, recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

A meta é formar 240 profissionais entre agentes das Secretarias Executivas Regionais (SER) I, II, III, IV e VI e profissionais da Unidade Ultra Baixo Volume (UBV). Até janeiro de 2015, 120 profissionais foram formados e os demais encontram-se em formação.

O trabalho do Agente de Combate às Endemias

O Agente de Combate às Endemias vistoria residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais em busca de focos endêmicos. Também orienta os cidadãos sobre a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose, malária, dentre outros.

Contato: 3101.1412 (  ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce