Alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde de Quixadá realizam ação educativa em Saúde

6 de março de 2015 - 08:54

 
 
De 05 a 07 de fevereiro os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS), da turma do Sertão Central, realizaram ações educativas em saúde em quatro municípios do Ceará: Quixadá, Banabuiú, Choró e Quixeramobim. 
 
As ações abordaram diversos temas e atingiram a diferentes públicos de toda Região. Cada atividade foi planejada e executada pelos alunos que tiveram o cuidado de estudar os dados epidemiológicos do município e o atento olhar para análise de situação em saúde dos municípios contemplados. 
 
A ação fez parte da unidade didática Educação e Comunicação em Saúde, que tem como objetivo estimular os alunos, identificando as necessidades de ações em seus municípios e assim como técnicos em formação intervirem de forma positiva no processo.
 
“Estou muito feliz com a realização de todas essas ações, pois através destas iniciativas é que podemos ver o crescimento e envolvimento ocorrido destes profissionais que impactam diretamente na forma de fazer saúde em seus municípios”, fala a  coordenadora do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS), Roberta Diniz. 
“A educação permanente em saúde propõe que os processos de educação dos trabalhadores de saúde se façam a partir da problematização do processo considerando assim as necessidades de formação e o desenvolvimento dos trabalhadores. Destaco a importância de cada ação e o excelente resultado desenvolvido pelos alunos em todos os municípios”, conta o Supervisor de Formação em Vigilância em Saúde, Jadson Franco.
Para Nara Luzia, aluna do terceiro ano no Liceu de Banabuiú, “a palestra de hoje foi muito importante, abordando temas como drogas, gravidez na adolescência e DST. Esses temas são muito importantes porque estamos chegando perto do carnaval e mesmo sendo adolescente e sabendo das coisas, precisamos dessa conscientização”.
“Em todas as ações os gestores municipais e a chefia imediata dos alunos envolvidos no curso deram apoio, permitindo o sucesso na realização de todas as ações que certamente refletirão na qualidade da saúde e educação da população alcançada”, ressalta o Supervisor do CTVS, Jadson Franco. 
O Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS) é realizado pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
Banabuiú/CE
 
 
 
A ação educativa em saúde realizada no município teve como tema central “Adolescentes livres nas atitudes, mas reféns das consequências”, com os adolescentes do Colégio Liceu – Jacob Nobre de Oliveira Benevides e abordou temas importantes como drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e gravidez na adolescência. 
Choró/CE
 
 
 
Os alunos escolheram uma comunidade da Zona Rural de Choró/CE para fazer uma roda de conversa com os moradores desta região sobre a leishmaniose visceral (calazar), após identificarem o alto índice de pessoas acometidas pela doença. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Município. Os moradores foram alertados sobre os cuidados com a saúde humana, individual e coletiva, destacando os cuidados e dando orientações com a criação dos animais. 
 
Quixadá/CE
 
 
 
Em Quixadá duas ações foram desenvolvidas. A primeira aconteceu em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que desenvolveu uma palestra com idosos sobre a importância de uma alimentação saudável e a melhor forma de tratar a Diabetes, objetivando a conscientização e as atitudes para uma educação alimentar. 
 
Já na localidade de Tapuiará, os alunos conversaram com os moradores da localidade, realizando uma roda de conversa que foi norteada com o tema sobre a forma correta de criar animais na zona rural, baseado no módulo “A vigilância em saúde ambiental”, estudada na curso. “A partir desta ação já podemos identificar atitudes diferenciadas dos moradores, comparando com os hábitos anteriores. Dos criadores visitados nesta ação, dezessete já construíram espaços próprios para criação, evitando que seus animais ficassem soltos no pasto. Isso significa mudanças expressivas para a comunidade”, diz o  Técnico da Vigilância Sanitária de Quixadá, Jecriston Dias.
 
Quixeramobim/CE
 
 
 
Em Quixeramobim os alunos desenvolveram a ação “Acorda Quixeramobim”, com três dias de mobilização, alertando a todos a importância do uso consciente da água. Ao final houve uma grande passeata pelas ruas da cidade.
 
A Caminhada contou com a parceria do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Câmara de Vereadores, Escolas e sociedade em geral. A ação teve concentração na Praça da Estação e todos os participantes percorreram as principais ruas do Centro de Quixeramobim distribuindo panfletos, conversando com as pessoas e alertando-as para o bom uso da água.  
 
Achei essa ação muito positiva. Primeiro pela capacidade de informação, é um momento oportuno. Esse é o momento de parar para refletir, em que os entes, as entidades, os equipamentos que trabalham com a questão da Vigilância em Saúde devem estar unidas. A gente pode observar que além de vocês, estudantes da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), o SAAE é nosso principal fornecedor com profissionais, alunos, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência, então, todas as forças públicas, todos os entes do governo estavam ali. E ai, tinham pessoas do comércio, do centro da cidade, que tiveram a oportunidade de  minimamente ser sensibilizado por essa questão”, diz a Sub Secretária de Saúde de Quixeramobim, Margarida Pimenta.
Outros depoimento/CE
Achei muito interessante a atividade didática, tendo em vista que abordaram temas relevantes para os adolescentes e para nossa cidade, como: Drogas e gravidez na adolescência. Esse tipo de conscientização deve ser permanente no nosso Sistema Único de Saúde (SUS), onde os alunos que estão se formando em Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS) deve ter esse novo pensamento,  que é a educação em saúde.A prevenção é o melhor futuro para os nosso adolescentes”, conta o farmacêutico bioquímico do Município de Banabuiú, Nonato Mileno Barreira Filho. 
Essas atividades são de fundamental importância, pois ao falar para um grupo de adolescentes sobre gravidez indesejada, conscientiza o jovem e traz informações que eles, provavelmente, não tem em casa. Vivemos em uma sociedade cheio de preconceitos e tabus, os pais não desenvolvem essa fala em um ambiente familiar e o adolescente fica muito refém da experiências dos colegas. E essas informações, técnicas e cientificas, vão facilitar uma visão melhor para que eles possam conhecer e fazer as escolhas corretas”, explica a enfermeira, especialista em Ginecologia, obstetrícia e DST, Maria das Graças Moreira de Vasconcelos.
A palestra foi muito boa. Aprendi muita coisa que não sabia. A palestra foi muito importante. Eu e meus colegas fizemos um debate bem interessante sobre sexo e DST”, descreve o aluno do terceiro ano do Liceu de Banabuiú, Júnior.
Achei essa palestra muito boa, pois vai conscientizar os adolescentes antes de fazer alguma coisa errada, pois as consequências vem depois. As drogas, a gravidez indesejada e várias outras coisas. Então, use a consciência!”, completa Raniele, 18 anos, aluna do terceiro ano do Colégio Liceu de Banabuiú.