Alunos do curso de aperfeiçoamento em Combate às Endemias fazem visita técnica à UBV

30 de janeiro de 2015 - 11:49

Nesta sexta-feira (23/01), os alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde para os Agentes de Combate às Endemias, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), realizaram uma visita técnica a Unidade de Ultra Baixo Volume (UBV) no Eusébio – Ceará.

A visita complementa o conteúdo visto em sala de aula e prepara os alunos para multiplicarem o trabalho da UBV à população, contemplando as competências desenvolvidas no terceiro módulo, que trata da saúde do trabalhador e controle químico.

A UBV é responsável pelo combate de mosquitos transmissores de doenças com a quebra de partículas, transformando-os em nuvens de inseticidas que serão utilizados no combate à dengue e outros insetos. É mais conhecido como “fumacê”

“Essa visita tem uma importância vital de conhecermos outros setores do nosso trabalho, porque trabalhando apenas em um  local nós temos poucas oportunidades de conhecer os outros setores que compõem o trabalho de prevenção a dengue no nosso município, Fortaleza, e no Estado do Ceará. Conhecer a UBV serviu para tirar muitas dúvidas sobre qual é o funcionamento, os procedimentos que são utilizados e os equipamento que eles dispõem para que seja feito o trabalho. E posteriormente essa visita vai servir para que nós possamos esclarecer algumas dúvidas dos nosso companheiros sobre o funcionamento do trabalho desenvolvido pela UVB”, diz Fernando Mota, servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza, há 12 anos.

“É muito bom ver o brilho nos olhos de cada um durante a visita. É um mundo que se abre diante deles, apesar de estarem trabalhando diretamente com às endemias, muitos desconhecem a UBV, seu funcionamento e o seu importante papel no combate à dengue. Eles saem de lá cheios de vontade de multiplicar seus conhecimentos e contribuir com muito mais propriedade para a melhoria da saúde da população cearense”, conta Camila Mascarenha, supervisora do curso de aperfeiçoamento aos Agentes de Combate às Endemias da ESP/CE.

A visita contou com a participação da Supervisora do Curso, Camila Mascarenhas e a facilitadora, Naiane Souza. Representando o Núcleo de Controle de Vetores, estavam presentes também, as técnicas da UBV: Jane Cris Cunha e a bióloga Cláudia Mendonça.

O curso é realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) e Secretaria de Saúde de Fortaleza,  financiado pelo Ministério da Saúde (MS).

Saiba mais sobre o curso
O curso acontece de forma presencial, com 180 horas, entre momentos de concentração e dispersão, em quatro unidades didáticas: Organização do SUS e o trabalho do Agente de Combate às Endemias (ACE); Vigilância em Saúde; Saúde do trabalhador e Controle Químico e Programas e ações para prevenção e controle de endemias.

Este curso tem como objetivo qualificar a atuação no combate às endemias, desempenhando suas funções e compromisso ético e social, contribuindo assim para a promoção, proteção, recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

Estão inscritos 240 profissionais, divididos em oito turmas, com agentes das Secretarias Executivas Regionais (SER) I, II, III, IV e VI e profissionais da Unidade Ultra Baixo Volume (UBV).

Conheça mais sobre o trabalho do Agente de Combate às Endemias
O Agente de Combate às Endemias vistoria residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais em busca de focos endêmicos. Também orienta os cidadãos sobre a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose, malária, dentre outros.

Contato: 3101.1412 / ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce