Alunos do Curso Técnico em Prótese Dentária estudam as Placas Miorrelaxantes

11 de novembro de 2014 - 11:37

Os alunos do Curso Técnico em Prótese Dentaria, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciaram em 31 de outubro, as aulas práticas de confecção e ajustes de Placas Miorrelaxantes.
A placa miorrelaxante é uma opção de tratamento muito utilizada para a patologia Disfunção Têmporo-mandibular (DTM), cada vez mais crescente. O cirurgião-dentista, por vezes, necessita oferecer essa alternativa de tratamento a pacientes que sofrem essa disfunção. Assim, fica a cargo do Técnico em Prótese Dentária (TPD) sua confecção, sendo imprescindível ao TPD dominar a técnica correta de confecção das placas miorrelaxantes para atender essa demanda”, fala o Supervisor Pedagógico do Curso Técnico em Saúde Bucal, Fabrício De Lamare.
 

 
 
Para a aluna Alessandra Oliveira, que trabalha no Programa Saúde da Família (PSF) de Caucaia, as aulas do curso estão sendo momentos de novos conhecimentos “Aproveitei a oportunidade, agarrei e estou amando. Em cada aula aprendo uma coisa nova, que me motiva mais a permanecer no curso. Estou achando essa aula prática, em especial, muito boa, interessante e motivante. Em cada aula prática tenho mais certeza que estou na área certa. Espero trabalhar na área de Prótese Dentária um dia”, conta. 
 
 
 
O CTPD teve início em outubro de 2013 e tem o objetivo de formar profissionais técnicos para atuarem nos laboratórios de prótese do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, tendo em vista a necessidade dos serviços e da população. Sua estrutura curricular é composta por 4 módulos, com carga horária de 1950 horas, distribuídas em 1300 horas de aulas teórico-práticas, que são realizadas no CEO Centro Fortaleza e no Laboratório de Práticas da ESP, e 650 horas de estágio supervisionado. A duração aproximada do Curso é de dois anos. 
Saiba o  que é Placa Miorrelaxante
São placas de material rígido confeccionadas exclusivamente para cada paciente, sendo uma das ferramentas de tratamento para minimizar os sintomas da Disfunção da Articulação Têmporo-Mandibular (DTM), uma patologia cada vez mais frequente.
A placa promove o descanso da musculatura e evita trações e compressões sobre os tecidos articulares – ATM (Articulação Temporo-Mandibular) que fica próximo aos ouvidos, aliviando assim dores de cabeça, estalos, crepitação, saltos na ATM entre outros desconfortos. 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing